Últimas notícias

Hoje na história

RSS
05 de fevereiro de 1958.

Gamal Abdel Nasser é formalmente nomeado primeiro presidente da nova República Árabe Unida


Gamal Abdel Nasser (Alexandria, 15 de janeiro de 1918 - Cairo, 28 de setembro de 1970) foi um militar egípcio, presidente de seu país de 1954 até sua morte.

A República Árabe Unida (RAU) foi um país que nasceu da união entre as repúblicas do Egito e da Síria, estabelecida em 1º de fevereiro de 1958, como um primeiro passo a caminho da nação pan-Árabe e desmantelada em 1961 na seqüência de um golpe de estado. Foi criada quando um grupo de líderes políticos e militares da Síria, preocupados com o perigo da queda do seu regime por comunistas, pediram ajuda ao Egito de Gamal Abdal Nasser.

A união das duas nações tinha como capital o Cairo e, após a sua nomeação em 5 de fevereiro de 1958, a presidência de Nasser. Conselheiros e técnicos egípcios estiveram ativos na Síria e a ameaça comunista foi derrotada.

Ironicamente, porém, a nova nação acabou por ser suportada por precisamente aquela mesma força que ela receava. A União Soviética, desejosa de angariar alianças na Guerra Fria, começou a vender armas para a jovem república, uma prática que continuaria, mesmo depois do colapso da República Árabe Unida.

Tags: RAU, República Árabe Unida, Egito, Nasser, Síria






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.11

  • Dia de São Lourenço
  • Dia de São Serapião
  • Dia do Anjo Nelchael
  • Dia dos Bandeirante
  • Dia Mundial do Diabetes
  • Dia Nacional da Alfabetização