Últimas notícias

Hoje na história

RSS
06 de fevereiro de 0891.

Morre Fócio, um dos maiores patriarcas de Constantinopla


Fócio ou Fótio (Constantinopla, ca. 820 - Bordi, Arménia, 6 de Fevereiro de 891) é por muitos considerado o maior dos patriarcas de Constantinopla (em 858-861 e 878-886) desde São João Crisóstomo. Foi posteriormente reconhecido como Santo pela Igreja Ortodoxa.

Para a Igreja Católica Romana, contudo, Fócio não é considerando santo. Ao contrário, é tido como um dos mentores do grande cisma do oriente, que, segundo a doutrina romana, separou a Igreja Ortodoxa da Igreja Católica.

Daniel Rops, em sua História da Igreja, mais especificamente no tomo intitulado A Igreja dos Tempos Bárbaros, trata da ambição de Fócio em querer obter o mesmo reconhecimento e primazia do papa, no que foi contemporizado e criticado pelo Ocidente e por não poucos orientais. Em correspondência mantida com Roma, dizia que se o papa determinasse que apenas uma igreja da Itália reverenciasse seu nome, o papa seria reverenciado em todas as igrejas do Oriente, proposta inaceitável e que indispôs entre si a Igreja Latina e os Patriarcado de Constantinopla.

Posteriormente esta crise foi subjugada com a deposição se Fócio, mas as feridas na unidade da Igreja permaneceram e foram se intensificando, até o Grande Cisma de 1054 d.C., quando da ruptura definitiva entre Roma e Constantinopla, questão que dura até nossos dias.

Tags: Constantinopla, patriarca, Cisma, Igreja






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo