RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Morre Gustave Flaubert, autor de “Madame Bovary”

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de Maio de 1880.

Morre Gustave Flaubert, autor de “Madame Bovary”


Gustave Flaubert (12 de dezembro de 1821 - 8 de maio de 1880) foi um escritor francês, um dos maiores escritores ocidentais.

Resultado de cinco anos de trabalho, seu romance de estréia, “Madame Bovary”, é uma dura depreciação dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Flaubert ridicularizou sua própria condição social. Mas com a sua lentidão em produzir levou mesmo um crítico a afirmar que ele era pouco dotado para escrever... É claro que a história fixou o nome de Flaubert, mas esqueceu o do exigente crítico.

Flaubert foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, a Revolução Industrial e a linha filosófica de Augusto Comte. Ele levou à perfeição o ideal do romance realista de harmonizar a arte e a realidade. Sua obra se caracteriza pelo cuidado na sintaxe, na escolha do vocabulário e na estrutura do enredo.

A obra mais famosa, de Flaubert, é “Madame Bovary”, que provocou um processo por obra execrável sob o ponto de vista moral. O processo terminou finalmente com a absolvição do autor em 7 de fevereiro de 1857.

Em 1866, recebeu a Legião de Honra do governo francês. Pouco antes de sua morte, vendeu propriedades para evitar a falência do marido de sua sobrinha. Passou a viver de um salário como conservador da Biblioteca Mazarine.

Tags: Madame Bovary, expressionismo, literatura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.08

  • Dia da Habitação
  • Dia do Haziel
  • Dia do São Pio X