Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de dezembro de 1821.

Nasce Gustave Flaubert, autor de “Madame Bovary”


Gustave Flaubert (12 de dezembro de 1821 - 8 de maio de 1880) foi um escritor francês, um dos maiores escritores ocidentais.

Resultado de cinco anos de trabalho, seu romance de estréia, “Madame Bovary”, é uma dura depreciação dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Flaubert ridicularizou sua própria condição social. Mas com a sua lentidão em produzir levou mesmo um crítico a afirmar que ele era pouco dotado para escrever... É claro que a história fixou o nome de Flaubert, mas esqueceu o do exigente crítico.

Flaubert foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, a Revolução Industrial e a linha filosófica de Augusto Comte. Ele levou à perfeição o ideal do romance realista de harmonizar a arte e a realidade. Sua obra se caracteriza pelo cuidado na sintaxe, na escolha do vocabulário e na estrutura do enredo.

A obra mais famosa, de Flaubert, é “Madame Bovary”, que provocou um processo por obra execrável sob o ponto de vista moral. O processo terminou finalmente com a absolvição do autor em 7 de fevereiro de 1857.

Em 1866, recebeu a Legião de Honra do governo francês. Pouco antes de sua morte, vendeu propriedades para evitar a falência do marido de sua sobrinha. Passou a viver de um salário como conservador da Biblioteca Mazarine.

Tags: Madame Bovary, expressionismo, literatura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 14.11

  • Dia de São Lourenço
  • Dia de São Serapião
  • Dia do Anjo Nelchael
  • Dia dos Bandeirante
  • Dia Mundial do Diabetes
  • Dia Nacional da Alfabetização