Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de fevereiro de 1985.

Lançado o primeiro satélite de propriedade brasileira: o “Brasilsat A1”


O satélite “Brasilsat A1” foi o primeiro satélite brasileiro a dar ao Brasil independência nos serviços de telecomunicações via satélite, através da antiga empresa estatal Embratel, hoje privatizada. Antes dele a Embratel apenas alugava transmissores de satélites de terceiros.

O satélite foi lançado em 8 de fevereiro de 1985, por um foguete Ariane modelo 2/3 da base de lançamento de Kourou, na Guiana francesa, sendo colocado em uma órbita geoestacionária sobre o território brasileiro.

Foram adquiridos dois satélites da empresa canadense Spar Aerospace, modelo HS 376, fabricados sob licenças da Hughes Space. Custaram cerca de US$ 125 milhões de dólares. Os satélites receberam inicialmente a denominação de Brasilsat 1 e 2 e formaram o início do Sistema Brasileiro de Telecomunicações por Satélite - SBTS. O satélite ficou estacionado sobre o meridiano 65 graus oeste. Posteriormente com o lançamento da segunda geração de satélites Brasilsat, eles passaram a ser denominados de Brasilsat A1 e A2.

Com o fim de sua vida útil e já em uma órbita inclinada, o Brasilsat A1 foi passado para a PanAmSat Corp. Atualmente a empresa Star One, uma subsidiária da Embratel é quem administra os satélites da linha Brasilsat.

O satélite tinha a forma de um cilindro, onde no seu topo se situava uma antena direcional que se abria após o lançamento do satélite. O satélite tinha uma massa em órbita de 671 kg,tinha a rotação estabilizada entre 50 e 55 rpm, seus empuxadores utilizavam como propelente 136 kg de hidrazina e era alimentado por células solares que forneciam 982 Watts no início de sua fase de operação, utilizando duas baterias de NiCd como reserva de energia. Transportava 24 transmissores de banda C, com 6 transmissores sobressalentes. Forneciam um (Effective Incident Radiated Power - EIRP) poder de radiação incidente efetiva > 34 dBW para a maioria do território brasileiro.

Tags: Satélite, Brasilsat, Embratel, SBTS






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo