Últimas notícias

Hoje na história

RSS
07 de fevereiro de 1963.

O presidente norte-americano John F. Kennedy torna ilegais viagens, negócios ou transações comerciais feitas por cidadãos americanos com Cuba


O episódio conhecido como a crise dos mísseis de Cuba (em inglês Cuban Missile Crisis), ocorrido em Outubro de 1962, foi um dos momentos de maior tensão da “Guerra Fria”. A crise é conhecida pelos russos como crise caribenha e pelos cubanos como crise de outubro (em espanhol: Crisis de Octubre).

A crise começou quando os soviéticos, em resposta a instalação de mísseis nucleares na Turquia em 1961 e à invasão de Cuba pelos estado-unidenses no mesmo ano, instalava mísseis nucleares em Cuba. Em 14 de Outubro, os Estados Unidos divulgaram fotos de um vôo secreto realizado sobre Cuba com fotos de cerca de quarenta silos para abrigar mísseis nucleares. Houve tensão mundial pois uma possível guerra nuclear parecia próxima pela primeira vez. O governo de John F. Kennedy, apesar de suas ofensivas no ano anterior, encarou aquilo como um ato de guerra contra os Estados Unidos.

Na esteira desta crise o presidente norte-americano John F. Kennedy impõe o “Embargo dos Estados Unidos a Cuba”.

Viagens, negócios ou transações comerciais feitas por cidadãos norte-americanos com Cuba são consideradas ilegais pela administração norte-americana.

O embargo dos Estados Unidos a Cuba (descrito em Cuba como el bloqueo, termo em castelhano que, conforme as traduções oficiais em português, significa embargo) é um embargo econômico, comercial e financeiro imposto a Cuba pelos Estados Unidos que se iniciou em 7 de Fevereiro de 1962. Foi convertido em lei em 1992 e em 1995. Em 1999, o presidente Bill Clinton ampliou este embargo comercial proibindo que filiais estrangeiras de companhias norte-americanas comercializassem com Cuba, a valores superiores a US$ 700 milhões anuais.

Tags: Cuba, Fidel, boicote, Kennedy, Guerra Fria






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador