Últimas notícias

Hoje na história

RSS
08 de fevereiro de 1587.

Após 19 anos de aprisionamento, Mary, a Rainha dos Escoceses é decapitada por participar de uma trama para depor a Rainha Elizabeth


Mary Stuart (8 de Dezembro de 1542 - 8 de Fevereiro de 1587), tornou-se rainha da Escócia com uma semana de idade, após a morte do seu pai, Jaime V da Escócia da Casa de Stuart. Foi educada na França — a mãe era uma Guise — e com dezesseis anos casou-se com o Delfim de França, futuro Francisco II de França, que morreria dois anos mais tarde.

Em 1561 Mary regressou à Escócia protestante, onde casou em Edimburgo, em 29 de julho de 1565, com o seu primo direito Henrique Stuart, Lorde Darnley, católico como ela. Foram pais de James VI nascido em 19 de junho de 1566 e morto como James I, rei da Inglaterra, em 27 de março de 1625.

Cansada dos abusos de Darnley, Mary refugiava-se na amizade de seu secretário particular, o músico italiano David Rizzio, que foi assassinado em 1566, provavelmente por instigação de Darnley.

Em 1567 Darnley morreu porque explodiram a casa onde vivia, separado da Rainha, o que se considerou ter sido obra de James Hepburn, conde de Bothwell. No entender de alguns, ela já seria amante do conde. O assassinato e o fato de estar grávida impulsionaram imediatamente o casamento de Mary com Bothwell em Holyrood, a 15 de maio de 1567. Era seu terceiro casamento. Com isso, desencadeou-se uma insurreição que obrigou Mary a abdicar a favor do seu filho ainda criança.

Mary fugiu para a Inglaterra em 1567, refugiando-se ao pé de Elizabeth I da Inglaterra, de quem era a mais próxima herdeira, por laços de parentesco. Porém, a Rainha a manteve sob custódia, receando uma conspiração católica para fazê-la subir ao trono e depor Elizabeth I. Em 1587 Mary foi implicada numa trama contra a Rainha, e em 8 de fevereiro de 1587 foi executada como traidora.

Teve a fama de mulher belíssima, sedutora. Inspirou muitas obras, entre as quais a “Mary Stuart” de Schiller, traduzida em nossa língua pelo poeta brasileiro Manuel Bandeira.

Tags: Escócia, Mary Stuart






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.05

  • Dia de N. Sra. de Caravaggio
  • Dia de São Filipe Néri
  • Dia do Revendedor Lotérico
  • Dia Nacional do Combate ao Glaucoma
  • Dia Nacional do Museu