Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Domingo, 09 de Fevereiro de 1997.

Morre Mário Henrique Simonsen, matemático e um dos mais renomados economistas brasileiros de todos os tempos, foi ministro da Fazenda e do Planejamento no regime militar e diretor de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas

Mário Henrique Simonsen

Mário Henrique Simonsen (Rio de Janeiro, 19 de fevereiro de 1935 — 9 de fevereiro de 1997) foi um engenheiro, economista, professor (Catedrático em Econometria) e banqueiro brasileiro.

Foi Ministro da Fazenda do Brasil durante o governo de Ernesto Geisel, entre 16 de março de 1974 e 15 de março de 1979, e Ministro do Planejamento no governo Figueiredo. Antes disso, havia sido Presidente do Banco Central no governo Castelo Branco, nos idos de 1960.

Engenheiro civil formado pela antiga Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil no Rio de Janeiro, destacou-se, porém, ao longo de sua carreira, como professor de economia (área de Econometria) da Escola de Pós-Graduação em Economia (EPGE) da Fundação Getúlio Vargas, a qual ajudou a fundar, a partir do Centro de Aperfeiçoamento de Economistas da mesma fundação. Assumiu diversos postos de destaque no governo federal, entre eles o de ministro da Fazenda no governo de Ernesto Geisel e o de Ministro do Planejamento no governo de João Batista Figueiredo (15 de março a 10 de agosto de 1979). Atuou também como sócio-consultor do banco de investimentos Banco Bozano, Simonsen e prestou consultoria para diversas empresas do setor financeiro nacional e internacional.

Simonsen foi professor da Fundação Getúlio Vargas e também da Universidade de Brasília, professor convidado na (Cátedra de Econometria), considerado brilhante por seus colegas. Suas aulas eram famosas pela baixa frequência de alunos (o curso de Econometria é uma especialização do Economista e em final de curso), já que poucos conseguiam acompanhar seu ritmo de raciocínio muitas vezes bastante abstratos, devido à complexidade da matéria lecionada. Dentre seus alunos, destacam-se Sérgio Werlang, Daniel Valente Dantas e Carlos Ivan Simonsen Leal entre muitos outros.

Segundo suas próprias palavras, ficou rico por acaso quando o amigo de infância Julio Bozano o convidou para ser sócio minoritário no Banco Bozano, Simonsen.

Fonte: Wikipédia

 


Tags: Ministro, economia, matemático






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador