Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 1962.

A União Soviética troca o piloto norte-americano capturado, Francis Gary Powers por Rudolph Ivanovich Abel, um espião soviético mantido pelos Estados Unidos


Francis Gary Powers (17 de agosto de 1929 - 1º de agosto de 1977) foi capitão da Força Aérea dos Estados Unidos. Era o piloto norte-americano do avião espião U-2, abatido a tiros enquanto sobrevoava a União Soviética, em 1960, causando assim a Crise do U-2.

Os pilotos do U-2 executavam missões de espionagem em países hostis, inclusive na União Soviética, fotografando sistematicamente instalações militares e outros importantes alvos de inteligência. Powers foi designado para a base área dos U-2 em Incirlik, Turquia. Em virtude do abate de sua aeronave por um míssil de superfície em 1º de maio de 1960, ao sobrevoar Sverdlovsk, ele foi condenado por espionagem contra a União Soviética e sentenciado a três anos de prisão e mais sete anos de trabalhos forçados.

No entanto, no dia 10 de fevereiro de 1962, vinte e um meses depois da sua captura, ele foi trocado junto com o estudante norte-americano Frederic Pryor, numa operação de troca de espiões pelo coronel soviético Vilyam Fisher da KGB (vulgo Rudolf Abel) na ponte de Glienicke, em Potsdam, Alemanha. Esta troca de prisioneiros seria a primeira de uma série do gênero ocorrida durante a Guerra Fria.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.09

  • Dia Internacional da Paz
  • Dia da Conservação e Fertilidade do Solo
  • Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio
  • Dia de São Cipriano
  • Dia de São Cornélio
  • Dia do Anjo Chavakiah

Agenda do dia - 16.09

  • 18:00 às 24:00 Sanduíche Aberto no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121