Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de julho de 1960.

Estreia nos cinemas norte-americanos o filme “Inherit the Wind” (O Vento Será Sua Herança) que retrata O Julgamento do Macaco (Monkey Trial), como ficou conhecido o caso do professor que foi julgado criminalmente por ensinar a teoria da evolução de Darwin

Cartaz do filme Inherit the Wind

No Início do século XX, em uma comunidade religiosa Americana, um professor de Ciências é preso por ensinar aos seus alunos a teoria da Evolução das Espécies proposta pelo naturalista Charles Darwin, contrariando uma das leis locais que não permite o ensino de disciplinas opostas ao Criacionismo.

Daí, trava-se no tribunal, por meio de dois grandes advogados, interpretados por Spencer Tracy e Fredric March, um grande embate ideológico que envolve toda a comunidade local e seus princípios religiosos.

O filme “Inherit the Wind” (O Vento Será Sua Herança) retrata este famoso caso ocorrido em 1925, no estado norte-americano do Tennesse, quando o professor John Thomas Scopes foi julgado criminalmente por ensinar a teoria da “Evolução das Espécies” proposta por Darwin em uma escola pública.

O Julgamento do Macaco (Monkey Trial), como ficou conhecido, teve repercussão mundial pela batalha travada pelos advogados de acusação e defesa.

Baseado neste caso real ocorrido em 1925, este filme aguça nossa opinião com seus diálogos pertinentes e perspicazes, e apesar de antigo, mostra-se ainda atual, principalmente quando vemos pessoas em seu fervor religioso protagonizarem episódios medievais e intolerantes, movidas pelo fanatismo, mesmo com todo o avanço do pensamento tecnológico e a liberdade de expressão que vivemos hoje em dia.

Durante o julgamento, que durou onze dias e foi o primeiro a ser transmitido por rádio, a defesa foi impedida pelo juiz de apresentar cientistas como testemunhas em favor da teoria da evolução.

O filme foi baseado no romance de J. Lawrence e Robert E. Lee, escrito em 1951 e foi dirigido por Stanley Kramer com roteiro de Jerome Lawrence, Robert E. Lee, Nedrick Young e Harold Jacob Smith.

No elenco Spencer Tracy, Fredric March, Gene Kelly, Dick York, Donna Anderson, Harry Morgan, Claude Akins, Elliott Reid, Paul Hartman, Philip Coolidge, Jimmy Boyd, Noah Beery Jr., entre outros.

O filme teve sua estreia mundial no Astoria Theatre em West End, Londres, em 7 de julho de 1960, mas antes dessa data foi apresentado no Festival internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) em 25 de junho de 1960.

Seu lançamento nos Estados Unidos da América ocorreu em 21 de julho de 1960 em Dayton, Tennessee.

Um remake de televisão do filme foi lançado em 1965. Outro remake de televisão estrelada por Jason Robards e Kirk Douglas foi ao ar em 1988. Foi novamente refeito para a TV em 1999, coestrelado por Jack Lemmon como Drummond e George C. Scott como Brady.


Tags: John Thomas Scopes, Filme, Darwin, Evolução, Spencer Tracy






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 15.09

  • Dia de Nossa Senhora das Dores
  • Dia do Anjo Lehahiah
  • Dia do Cliente
  • Dia do Gremista
  • Dia do Musicoterapeuta