Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Segunda-Feira, 21 de Abril de 1836.

Oitocentos soldados texanos retomam o Forte Álamo


O Álamo (nome oficial em espanhol: Misión de San Antonio de Valero) é o nome de uma antiga expedição missionária e de um forte, atualmente um museu, em San Antonio, Texas, Estados Unidos da América.

Este forte consistia em uma igreja cercada por outras estruturas, construídas pelos espanhóis no século XVIII para a assimilação religiosa e cultural de nativos indígenas da região (conversão dos índios ao cristianismo), e o fornecimento de educação a estes indígenas após a conversão. Os espanhóis abandonaram o forte após a independência do México da Espanha.

A “Batalha do Álamo” (23 de fevereiro - 6 de março de 1836) é a mais famosa batalha da Revolução Texana. Depois que um exército formado por colonos texanos e aventureiros dos Estados Unidos, expulsaram as tropas mexicanas do Texas, o Presidente mexicano Antonio López de Santa’Anna conduziu uma invasão para recuperar o controle da área. Forças mexicanas chegaram ao local em 23 de fevereiro de 1836.

No início da madrugada de 6 de março, o exército mexicano lançou um ataque ao Álamo. Os dois ataques primeiros ataques foram repelidos pelos texanos, que estavam em desvantagem numérica. Mas no terceiro ataque, os mexicanos foram vitoriosos.

O número de baixas, de ambos os lados, é controverso e gera discussões até o presente, tanto do lado mexicano quanto do norte-americano.

Em 21 de abril do mesmo ano, uma força texana de 800 soldados derrotou uma força duas vezes maior de mexicanos, capturando o comandante das forças mexicanas e o então Ditador do México, Antonio López de Santa’Anna e garantindo assim a independência do Texas, que foi futuramente anexado pelos Estados Unidos em 1845.

Tags: Guerra Mexicano-Americana, batalha, Buena Vista, Álamo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 01.05

  • Dia da Literatura Brasileira
  • Dia de São José Operário
  • Dia Mundial do Trabalho