Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de Fevereiro de 1972.

Um incêndio no edifício Andraus em São Paulo provoca a morte de 16 pessoas


O edifício Andraus é um conhecido edifício do Centro da cidade de São Paulo que está localizado no distrito da República, na esquina da Avenida São João com a Rua Pedro Américo. Possui 115 metros de altura e 32 andares, tendo sua construção finalizada no ano de 1962. O edifício foi palco, em 24 de fevereiro de 1972 de uma das maiores tragédias de sua história, com o incêndio ali ocorrido e que resultou em 16 mortos e 330 feridos.

Restaurado, o Andraus abriga hoje repartições municipais e federais.

A possível causa teria sido uma sobrecarga no sistema elétrico, o fogo se iniciou no segundo pavimento e consumiu o prédio, que reunia escritórios empresariais, dentre eles das multinacionais Henkel e Siemens.

Dentre as vítimas fatais, dois executivos da multinacional Henkel: Paul Jürgen Pondorf, Presidente da empresa, e Ottmar Flick. Também foi destruído seu Escritório Central.

A maioria dos sobreviventes da tragédia, impossibilitados de utilizar as escadas de emergência, optaram por subir ao último pavimento do edifício, onde ficaram até que os bombeiros controlassem o fogo.

Transmitido pela televisão em tempo real, as cenas de pessoas jogando-se do alto da construção chocaram o mundo, suscitando as primeiras discussões sobre segurança em edifícios - algo negligenciado até então - e que foi reforçado com uma tragédia ainda maior, também em São Paulo: o incêndio do edifício Joelma, ocorrido em 1º de fevereiro de 1974, onde morreram 179 pessoas.

Tags: tragédia, incêndio, Andorinha, Joelma






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.02

  • Dia da Sedução
  • Dia de São Policarpo
  • Dia do Boticário
  • Dia do Rotariano (Rotary Club)
  • Dia do Surdo-mudo