Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Domingo, 26 de Fevereiro de 1948.

A administração militar soviética na Alemanha ocupada, declara encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha


No dia 26 de fevereiro de 1948, a administração militar soviética declarou encerrado o processo de desnazificação no lado oriental da Alemanha, que ocupava. Os Aliados promoveram este processo de formas diferentes: o lado oriental teve nuanças socialistas tanto políticas como econômicas, na zona de ocupação norte-americana muitos inquéritos nem foram concluídos e muitos sentenciados escaparam das penas.

Todos os membros do Partido Nazista que tiverem participado dele de forma mais intensa do que apenas nominalmente devem ser excluídos da administração pública ou de postos importantes na economia privada.

Assim soava o decreto para limpar a Alemanha dos nazistas, imposto pelos Aliados ainda antes do final da Segunda Grande Guerra. Uma determinação com poucas chances de êxito, segundo o historiador Clemens Vollnhals, da Universidade de Dresden:

Em vista da grande quantidade de gente – lembre-se que o partido tinha cerca de 6 milhões de filiados no final da guerra, sem contar os inúmeros membros das diversas organizações nazistas – tratava-se de uma tarefa praticamente irrealizável. Mas o que se podia fazer naquelas circunstâncias? Milhões de alemães confiaram cegamente no regime nazista até o amargo fim. Não se podia simplesmente substituir uma população inteira...

Em todo o país, o processo começou com prisões em massa. Na parte ocidental, foi planejado mais tarde um tipo de inquisição burocrática. Numa espécie de censo, todos os alemães maiores de 18 anos tiveram que preencher um formulário sobre suas atividades políticas e profissionais. Chegaram a ser abertos mais de 3 milhões de investigações e os suspeitos foram classificados em cinco categorias, desde culpado a inocente e arquivado. A maioria dos inquéritos chegou à conclusão: simpatizante.

Enquanto na parte ocidental da Alemanha bastava este adjetivo para ser reintegrado na sociedade, na oriental, os soviéticos foram muito mais radicais e ocuparam muitas posições com comunistas. Para a União Soviética, a desnazificação serviu de argumento para a reforma agrária, a socialização da economia e a reestruturação social com vistas ao comunismo.

Como o processo estivesse se tornando cada vez mais impopular em todo o território alemão, no dia 26 de fevereiro de 1948, a administração militar soviética despachou a Ordem de número 35, em que anunciava a conclusão do processo na zona que ocupava. Os Aliados na zona ocidental também resolveram concluir a desnazificação no mesmo ano.

Fonte: [link=http://www.dw-world.de/dw/0,,607,00.html?id=607]Rádio Deutsche Welle [/link]



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.09

  • Dia Mundial Cidade sem meu Carro
  • Dia do Ciclista
  • Data da Juventude do Brasil
  • Dia da Banana
  • Dia do Contador
  • Dia da Defesa da Fauna
  • Dia de São Maurício
  • Dia do Anjo Hahahel

Agenda do dia - 22.09

  • 18:00 às 24:00 Dia de Bate Papo no BOX 21 - Rua Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121