Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de fevereiro de 1974.

Uma nova constituição é aprovada na Suécia, que reduzia o poder do rei a funções cerimoniais


A Suécia é um país da Escandinávia, limitado a oeste e norte pela Noruega, a leste pela Finlândia e pelo Golfo de Bótnia, a sul pelo Mar Báltico e a oeste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Dinamarca. Economicamente próspero, é membro da União Européia desde 1º de Janeiro de 1995. Sua maior cidade é Estocolmo, que também é sua capital política (sua população é de 810.000 habitantes e 2 milhões na sua área metropolitana). Gotemburgo é sua segunda maior cidade e Malmö é sua terceira maior cidade.

Tendo uma área de 449.964 km², é o terceiro maior país da Europa Ocidental e o quarto maior do continente europeu, com uma população total de 9,2 milhões de habitantes. A Suécia é o país mais visitado entre os países nórdicos e é um país pacífico, não tendo se envolvido em guerras diretas desde 1814, seu último confronto militar.

A Suécia é uma monarquia constitucional parlamentarista, sendo que o poder do rei foi paulatinamente reduzido. A constituição de 27 de fevereiro de 1974 restringiu a atuação da realeza a funções cerimoniais, mas o rei conserva ainda a função de chefe de Estado. A sociedade e a opinião pública sueca nunca expressaram um forte desejo pela instalação de uma república, porém o Partido Social-Democrata e o Partido de Esquerda mantêm, em suas propostas políticas, a abolição da monarquia.

Tags: Constituição, Suécia, União Européia, monarquia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 17.07

  • Dia de Proteção Florestal
  • Dia de Santo Enódio
  • Dia de São Bartolomeu
  • Dia do Anjo Asaliah