Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de Fevereiro de 1994.

Plano Real: Surge a URV


A Unidade Real de Valor (URV), que vigorou no Brasil entre março e junho de 1994, serviu como moeda de conta, na implantação do Plano Real, onde ela era usada como referencial para o Cruzeiro Real, até que ela fosse emitida, quando passou a ser chamada de Real.

O Plano Real foi um plano de estabilização econômica criado em 30 de junho de 1994 quando Rubens Ricupero era Ministro da Fazenda de Itamar Franco, com o projeto elaborado pelo seu antecessor Fernado Henrique Cardoso (FHC), pois este deixou o cargo para se candidatar a presidente da República, e encaminhou ao presidente a Exposição de Motivos da MP do Plano Real E.M. Interministerial Nº 205/MF/SEPLAN/MJ/MTb/MPS/MS/SAF que criou o Plano Real.

Foi um plano de estabilização econômica idealizado por uma equipe de economistas de que faziam parte Persio Arida, André Lara Resende, Gustavo Franco, Pedro Malan, Edmar Bacha, Clóvis Carvalho, Winston Fritsch, entre outros, no governo de Itamar Franco. Foi desenvolvido pela equipe econômica do Ministério da Fazenda, em parte e inicialmente - até 30 de março de 1994 - na gestão de Fernando Henrique Cardoso como ministro da fazenda de Itamar.

Fernando Henrique foi, posteriormente, eleito presidente em 1994, tendo assumido durante sua campanha - com a concordância de Itamar Franco - que então o apoiava, o papel de pai do Plano Real.

Tags: Real, economia, FHC, Itamar, URV, Plano Real






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.07

  • Dia da Amizade
  • Dia de Santa Paula
  • Dia do Amigo
  • Dia do Anjo Daniel