Últimas notícias

Hoje na história

RSS
28 de fevereiro de 1942.

Segunda Guerra Mundial: a Marinha Imperial Japonesa, na Batalha do Mar de Java, derrota as Marinhas Americana, Inglesa, Holandesa e Australiana


A “Batalha do Estreito de Sonda” se deu no dia seguinte a “Batalha do Mar de Java”, grande batalha naval ocorrida no início da Guerra do Pacífico, durante a Segunda Guerra Mundial, entre as forças navais japonesas e os Aliados, que sofreram uma grande derrota ao largo das costas da Indonésia e da Nova Guiné em 27 de fevereiro de 1942 e nos dias subseqüentes.

Dois cruzadores, o australiano HMAS Perth e o norte-americano USS Houston conseguiram sobreviver à batalha e escapar na escuridão, chegando ao porto de Tanjung Priok no dia seguinte.

Em 28 de fevereiro os cruzadores receberam ordens de navegar até o porto de Tjilatjap pelo Estreito de Sonda. Com a escassez de armamentos e de combustível em Java, eles foram obrigados a partir com apenas metade do combustível e de munições e acabaram encontrando-se com a força principal de ataque japonesa no lado oriental na baía de Bantam.

Lutando contra três cruzadores e sete destróieres, os dois navios aliados travaram um combate desigual até o princípio da madrugada, quando foram destruídos e afundados, custando aos japoneses apenas a perda de um navio de transporte de tropas, por fogo amigo.

Tags: Segunda Guerra Mundial, batalha, Java






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 20.08

  • Dia de São Bernardo
  • Dia do Anjo Cahethel
  • Dia do Maçom