Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de março de 1498.

Vasco da Gama desembarca no país hoje conhecido por Moçambique, em sua viagem à Índia


Moçambique é um país da costa oriental da África Austral, limitado a norte pela Zâmbia, Malawi e Tanzânia, a leste pelo Canal de Moçambique e pelo Oceano Índico, a sul e oeste pela África do Sul e a oeste pela Suazilândia e pelo Zimbabwe. No Canal de Moçambique, tem vários vizinhos, as Comores, Madagáscar, a possessão francesa de Mayotte e o departamento também francês de Reunião, através das suas dependências Juan de Nova, Bassas da Índia e Ilha Europa.

Esta antiga colônia e província ultramarina de Portugal, teve a sua independência a 25 de junho de 1975. Faz parte da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), da SADC, da Commonwealth, da Organização da Conferência Islâmica e da ONU. Sua capital e maior cidade é Maputo.

A descoberta do caminho marítimo para a Índia foi a primeira viagem realizada diretamente da Europa para a Índia, pelo Atlântico, sob o comando do navegador português Vasco da Gama, no reinado do rei D. Manuel I (1497-1499). Uma das mais notáveis viagens da “Época dos Descobrimentos” consolidou a presença marítima e o domínio das rotas comerciais pelos portugueses.

Durante a jornada rumo às Índias, em 2 de Março de 1498, completando o contorno da costa africana, a armada portuguesa aportou em Moçambique.

Tags: Moçambique, Portugal, colônia, Vasco da Gama, Índia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 26.05

  • Dia de N. Sra. de Caravaggio
  • Dia de São Filipe Néri
  • Dia do Revendedor Lotérico
  • Dia Nacional do Combate ao Glaucoma
  • Dia Nacional do Museu