Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quinta-Feira, 01 de Março de 1870.

Guerra do Paraguai: Com a morte do líder paraguaio “Solano López” chega ao fim o mais sangrento conflito internacional das Américas


A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864 a 1º de março de 1870. É também chamada Guerra da Tríplice Aliança (Guerra de la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.

O conflito iniciou-se quando o governo imperial brasileiro, com a concordância da Confederação Argentina, após um ultimato, interveio militarmente no Uruguai, a fim de consolidar sua posição hegemônica na região e impor um governo uruguaio colorado transigente com os fortes interesses dos criadores rio-grandenses no norte daquele país. A reação militar do Paraguai a essa intervenção gerou o desencadeamento da guerra.

No dia 1° de março de 1870, as tropas do general José Antônio Correia da Câmara (1824-1893), o visconde de Pelotas, surpreenderam o último acampamento paraguaio em Cerro Corá, onde o líder paraguaio “Solano López” foi ferido a lança, pelo cabo Chico Diabo, e depois baleado nas barrancas do arroio Aquidabanigui após recusar-se à rendição. Suas últimas palavras foram: Morro com minha pátria.

Em 20 de junho de 1870, Brasil e Paraguai assinaram um acordo preliminar de paz. Assim chegou ao fim o mais sangrento conflito internacional das Américas, a guerra do Paraguai.

Tags: Guerra, Guerra do Paraguai






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.01

  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia do Fusca