Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de dezembro de 1992.

É lançado no Reino Unido o filme “Chaplin”, retratando a vida e obra de Charles (Charlie) Chaplin, o “Carlitos”


Chaplin (mesmo título em português) é um filme produzido em 1992 pelo Reino Unido, do gênero drama biográfico, dirigido por Richard Attenborough e baseado na vida do cineasta Charles Chaplin.

O filme relata a vida de Charles Chaplin, um dos maiores gênios do cinema, desde a infância até o recebimento de um Oscar Especial, e das inúmeras ligações amorosas aos problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos.

Sir Charles Spencer Chaplin Jr. (Londres, 16 de Abril de 1889 – Corsier-sur-Vevey, 25 de Dezembro de 1977), mais conhecido como “Charlie Chaplin”, foi um ator, diretor, roteirista e músico britânico nascido na Inglaterra. Por sua inigualável contribuição ao desenvolvimento da sétima arte, Chaplin é desde sempre o mais homenageado cineasta de todos os tempos, sendo ainda em vida condecorado pelos governos britânico (Cavaleiro do Império Britânico) e francês (Légion d Honneur), pela Universidade de Oxford (Doutor Honoris Causa) e pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos (Oscar especial pelo conjunto da obra, em 1972).

Seu principal e mais conhecido personagem é conhecido como Charlot, na Europa, e como Carlitos, no Brasil.

O Vagabundo (The Tramp), um andarilho pobretão que possui todas as maneiras refinadas e a dignidade de um cavalheiro (gentleman), usando um fraque preto esgarçado, calças e sapatos desgastados e mais largos que o seu número, um chapéu-coco ou cartola, uma bengala de bambu e - sua marca pessoal - um pequeno bigode-de-broxa.

Chaplin foi uma das personalidades mais criativas que atravessou a era do cinema mudo; atuou, dirigiu, escreveu, produziu e financiou seus próprios filmes.

Foi também um talentoso jogador de xadrez e chegou a enfrentar o campeão norte-americano Samuel Reshevsky.

Charles Chaplin morreu aos 88 anos no dia de Natal (25 de Dezembro) de 1977, em Vevey, Suíça em conseqüência de um derrame cerebral e foi enterrado no Cemitério Corsier-Sur-Vevey em Corsier-Sur-Vevey, Vaud, Suíça.

Três meses depois, em 3 de março de 1978, mecânicos bulgaro-poloneses invadiram o cemitério na calada da noite, violaram a sepultura e roubaram o corpo na tentativa de extorquir dinheiro de sua família. O plano falhou, os ladrões foram capturados e o corpo foi recuperado onze semanas depois, no Lago Léman, e novamente enterrado em Corsier-Sur-Vevey, desta vez sob um tampão de concreto de dois metros de espessura (por ordem da família de Chaplin), como medida de precaução para evitar futuros problemas. Há uma famosa estátua de Chaplin em Vevey.

O filme Chapli recebeu os seguintes prêmios e indicações:

Oscar 1993 (EUA)
Recebeu três indicações, nas categorias de Melhor Ator (Robert Downey Jr.), Melhor Direção de Arte e Melhor Trilha Sonora.


Globo de Ouro 1993 (EUA)
Recebeu três indicações, nas categorias de Melhor Ator - Drama (Robert Downey Jr.), Melhor Atriz Coadjuvante (Geraldine Chaplin) e Melhor Trilha Sonora.


BAFTA 1993 (Reino Unido)
Venceu na categoria de Melhor Ator (Robert Downey Jr.).
Indicado nas categorias de Melhor Desenho de Produção, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino.


Festival de Moscou 1993 (Rússia)
Indicado ao prêmio Golden St. George.


British Society of Cinematographers 1992 (Reino Unido0
Sven Nykvist foi indicado na categoria de Melhor Fotografia.


Fantasporto 1993 (Portugal)
Indicado na categoria de Melhor Filme.

Curiosidades

• A atriz Geraldine Chaplin interpreta sua própria avó Hanna, mãe de Charles Chaplin.
• O personagem George Hayden, de Anthony Hopkins, é o único entre os principais personagens que é inteiramente ficcional.
• James Woods filmou o seu papel em apenas um único dia.
• Originalmente o filme se chamaria Charlie, que era a maneira que Chaplin era conhecido entre os familiares e amigos, mas o título foi trocado por ser o nome mais conhecido universalmente.

Tags: Chaplin, Carlitos, Charlot, vagabundo, filme, cinema, cinema mudo, Hollywood






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 13.11

  • Dia de São Diego de Alcalá
  • Dia do Anjo Pahaliah
  • Dia do Mau Humor
  • Dia do Moço Espírita
  • Dia Nacional da Família na Escola