Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de março de 0986.

Luís V torna-se rei dos francos


Luís V, o Indolente (967 - 21 de Maio 987) foi Rei da França entre 986 e a sua morte. Pertencente à dinastia carolíngia, era filho de Lotário da França.

Em 967, num castelo de Compiégne, nascia o jovem Luís V da França. Desde pequeno foi educado rigorosamente, aprendeu: Francês, inglês, alemão, aritmética, noções médicas e a arte de combate.

Na sua juventude, recitava belos poemas alemães e ingleses para toda a Corte real. Mostrava-se um rapaz inteligente e estudioso, porém impulsivo. Aos quinze anos noivou-se com Adelaida, e cerca de 5 ou 6 meses depois se casaram.

Aos dezenove anos, em junho de 979, foi coroado Rei da França, mas não assumiu o trono até a morte de seu pai Lotário I (Lothaire I). Assumiu efetivamente seu reinado em 2 de março de 986.

Neste período a França medieval começava a mostrar sinais de comércio ativo, e o rei apoiou o crescimento da burguesia primitiva. Algumas rotas de comércio francesas foram traçadas propriamente pelo rei. Dinheiro foi investido na criação de pequenos povoados, que futuramente seriam cidades.

Enquanto a política externa, a França não chegou a lutar diretamente, porém cavalos e armas foram emprestadas para aliados do rei francês.

Tags: Rei, franco, França






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.07

  • Dia de São Daniel
  • Dia do Anjo Hahasiah
  • Dia Internacional do Trabalhador Doméstico