Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de Março de 2004.

Guerra do Iraque: As Nações Unidas informam que as equipes de inspeção de armamentos não constataram que o Iraque possuía armas de destruição em massa após 1994, ao contrário do que afirmavam o presidente norte-americano George W. Bush e o primeiro-minist


Uma arma de destruição em massa é uma arma capaz de causar um número elevado de mortos numa única utilização. Esta designação é atribuída a armas nucleares, a armas químicas e a armas biológicas.

A Invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Março através de uma aliança entre os Estados Unidos da América, Reino Unido e muitas outras nações, numa aliança conhecida como a Coalizão.

As supostas armas de destruição biológica e em massa que deteria o Iraque jamais foram encontradas pelas forças de ocupação. As também alegadas ligações de Saddam com grupos terroristas islâmicos nunca foram comprovadas. Na verdade, os grupos terroristas islâmicos opunham-se a Saddam, pois eram xiitas em sua maioria, enquanto o líder iraquiano era sunita.

As Nações Unidas informam em 2 de março de 2004 que as equipes de inspeção de armamentos não constataram que o Iraque possuía armas de destruição em massa, derrubando as afirmações do presidente norte-americano George W. Bush e o primeiro-ministro britânico Tony Blair.

A 3 de Fevereiro de 2004 o governo inglês anunciou a abertura de um inquérito nos serviços secretos relacionado com a alegada existência de armas de destruição maciça no Iraque.

A Comissão de inquérito foi presidida por Lord Butler of Brockwell e foi publicado a 14 de Julho de 2004, ficando conhecido por Relatório Butler (Butler Review). Sua principal conclusão foi que as principais informações utilizadas para justificar a guerra com o Iraque não eram confiáveis, dizendo que o Serviço Secreto Britânico não verificou suficientemente as suas fontes, bem como se utilizou de relatórios de terceiros

Tags: Guerra do Iraque, armas de destruição em massa, Saddam Hussein, Geoge Bush, Tony Blair, mentira, mentirosos






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 21.05

  • Dia de Santo André Bóbola
  • Dia de Santo Hospício
  • Dia Mundial do Desenvolvimento Cultural (UNESCO)
  • Dia Nacional da Cachaça
  • Dia Nacional da Linguagem