Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de março de 1878.

Guerra Russo-Turca: assinado o “Tratado de Santo Estevão” que põe fim ao conflito


A Guerra Russo-Turca de 1877–1878 foi originada pelo desejo da Rússia de obter acesso ao mar Mediterrâneo e de capturar a península dos Bálcãs, controlada pelo Império Otomano.

A guerra trouxe como resultado a declaração formal de independência dos principados de Sérvia, Montenegro e Romênia, que já haviam possuído soberania de fato por algum tempo. Apesar de a Bulgária ter permanecido formalmente sob controle otomano até 1908, procurou recuperar sua condição de Estado soberano.

Sob pressão dos britânicos e tendo sofrido enormes perdas, a Rússia aceitou a trégua oferecida pelo Império Otomano em 31 de janeiro de 1878, mas continuou a mover-se até Constantinopla.

Os britânicos enviaram frotas navais para intimidar os russos, que param suas forças em Santo Estevão (San Stefano em italiano, Agios Stephanos em grego ou Yeşilköy em turco). Finalmente, a Rússia assina o Tratado de Santo Estevão em 3 de março, pelo qual os otomanos reconheceram a independência da Romênia, Sérvia, Montenegro e a autonomia da Bulgária. A medida seria confirmada pelo Tratado de Berlim, quatro meses mais tarde.

Tags: Guerra, otomano, turco, russo, Rússia, Bálcãs, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Romênia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas