Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de Março de 1938.

É descoberto petróleo na Arábia Saudita


A Arábia Saudita, oficialmente Reino da Arábia Saudita é o maior país da península Arábica, situada no Oriente Médio.

É limitado ao norte pela Jordânia, Iraque e Kuwait; a leste pelo golfo Pérsico (através do qual tem fronteiras com o Iro e o Bahrein), Catar, Emirados Árabes Unidos e Omã; a sul pelo Iêmen e a oeste pelo mar Vermelho e o golfo de Acaba, através dos quais faz fronteira com o Egito, servindo o mar Vermelho, também, de ligação à Eritréia e ao Sudão.

Sua capital é Riad.

O Estado Saudita surge na Arábia Central em 1744. Um chefe local, Muhammad bin Saud, uniu forças a um pregador dos fundamentos do Islã, Muhammad Abd Al-Wahhab, para criar uma nova entidade política. O moderno Estado Saudita foi fundado pelo último Rei Abdul Aziz Al-Saud (conhecido internacionalmente como Abdul Aziz Ibn Saud).

Em 1902, Abdul Aziz Ibn Saud capturou Riad, a capital ancestral da dinastia de Al-Saud à família rival Rashid. Continuando estas conquistas, Abdul Aziz subjugou Al Hasa, o resto do Nejd e do Hijaz entre 1913 e 1926. A 8 de Janeiro de 1926 Abdul Aziz Ibn Saud torna-se Rei do Hijaz. A 29 de Janeiro de 1927 ele tomou o título de Rei do Nejd (seu título Nejdi anterior era de Sultão). Pelo Tratado de Jidá, assinado a 20 de Maio de 1927, o Reino Unido reconheceu a independência do reino de Abdul Aziz (então conhecido como Reino de Hijaz e Nejd). Em 1932, estas regiões foram unificadas como o Reino da Arábia Saudita.

A descoberta de petróleo em 3 de Março de 1938 transformou o país em uma das maiores potências da região e num país rico.

Tags: Petróleo, Arábia Saudita






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.02

  • Dia de Fra Angelico
  • Dia de Santa Bernardete Soubirous
  • Dia de São Flaviano de Constantinopla
  • Dia de São Teotônio
  • Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo