Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de março de 1945.

Guerra do Pacífico: término da Batalha de Manila com a reconquista da capital das Filipinas pelos Aliados após três anos de domínio japonês


A Batalha de Manila foi a maior batalha urbana da Guerra do Pacífico, na Segunda Guerra Mundial, ocorrida entre norte-americanos, filipinos e japoneses pela posse da capital das Filipinas, entre 3 de fevereiro e 3 de março de 1945 durante a contra-ofensiva aliada no teatro de guerra do Sudeste Asiático.

A batalha, que culminou num banho de sangue e na devastação total da cidade, encerrou um domínio japonês de três anos nas Filipinas, e foi considerada pelo general Douglas MacArthur, comandante das forças aliadas no Pacífico, como a chave para a reconquista do país.

Submetidos a um ataque constante e encarando a morte certa, os japoneses começaram a descontar seu ódio e frustração na população, acertando-os propositalmente no fogo cruzado, iniciando uma onda de estupros, mutilações, fuzilamentos aleatórios e atrocidades múltiplas, no que viria a ser conhecido como Massacre de Manila, ao mesmo tempo em que lutavam contra os americanos, numa cidade agora praticamente em ruínas.

Intramuros, a cidade murada e histórica dentro de Manila, onde os japoneses se entrincheiraram num bastião de resistência, era atacada constantemente por bombardeios de artilharia e sendo destruída aos poucos, mas os seculares muros de pedra resistiam e as posições dentro dela, como edifícios subterrâneos e trincheiras de pedras, forneciam ótima cobertura defensiva aos japoneses.

O último reduto de defesa em Intramuros e em Manila, o centro de finanças, foi finalmente destruído em 3 de março de 1945. A cidade havia sido liberada, mas quase toda nivelada ao chão. A batalha custou mil mortos e cinco mil feridos aos americanos, 16.000 mortos entre os japoneses e tinha tirado a vida de cem mil filipinos, pegos no fogo cruzado da batalha ou assassinados pelos defensores.

Tags: Segunda Guerra Mundial, Batalha, Manila, Filipinas






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.10

  • Dia das Nações Unidas – ONU
  • Dia do Arcanjo Rafael
  • Dia Internacional das Missões