Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Domingo, 04 de Março de 1719.

Criação da Diocese de Belém do Pará, Brasil, pelo Papa Clemente XI

Catedral Metropolitana de Belém do Pará

A Arquidiocese de Belém do Pará (Archidioecesis Belemensis de Pará) é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil. É a sé metropolitana da Província Eclesiástica de Belém do Pará. Pertence ao Conselho Episcopal Regional Norte II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. A sé arquiepiscopal está na Catedral de Nossa Senhora da Graça, na cidade de Belém, no Estado do Pará; no entanto dada a reforma do prédio da catedral, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo funciona atualmente como co-catedral.

A Diocese de Belém do Pará (Dioecesis Belemensis de Para) foi criada pelo Papa Clemente XI, por meio da bula Copiosus in Misericordia, de 4 de março de 1719, a partir de território desmembrado da então Diocese do Maranhão, a pedido de Dom João V.

A diocese foi elevada à dignidade de arquidiocese e sé metropolitana a 1º de maio de 1906 por São Pio X, com a bula Sempiternum Humani Generis, juntamente com a Diocese de Mariana, precedidas somente pelas de São Salvador da Bahia (1551), e de São Sebastião do Rio de Janeiro (1575).


Tags: Diocese, Vaticano, papa, Belém do Pará






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.01

  • Dia de São Sebastião / Oxóssi
  • Dia do Farmacêutico
  • Dia do Fusca