Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de Março de 1994.

O ônibus espacial Columbia é colocado em órbita em sua missão STS-62


O “Columbia” foi o primeiro ônibus espacial construído pelos Estados Unidos da América, baseado no protótipo Enterprise.

O ônibus espacial Columbia foi o primeiro de uma série de cinco naves espaciais reaproveitáveis. Esta nova forma de viajar ao espaço, foi uma tentativa dos Estados Unidos em transformar os vôos espaciais em lançamentos rotineiros, de forma a serem economicamente mais viáveis.

No dia 1º de Fevereiro de 2003, durante o regresso da sua 28ª missão, o Columbia desapareceu dos radares quando sobrevoava, a grande altitude, o estado norte-americano do Texas. Um pedaço de espuma que se soltara durante a decolagem, danificou a proteção de cerâmica da asa esquerda, provocando uma pequena fissura. Este problema não foi detectado nem durante a decolagem, nem durante a missão. Quando da reentrada na atmosfera, o calor causado pela fricção com a atmosfera aumentou o tamanho da fissura, acabando por destruir a asa e conseqüentemente toda a nave, causando a morte dos sete tripulantes.

A STS-62 foi uma missão do programa de Ônibus espaciais lançada em 4 de março de 1994. A aterrisagem em 18 de março foi coberta pelo especial de 1994 do canal a cabo Discovery Channel sobre o programa de ônibus espaciais e esteve presente na abertura do programa.

Tags: NASA, Ônibus Espacial, Atlantis, Challenger, Discovery, Endeavour, Columbia






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.09

  • Dia de Santa Sofia
  • Dia do Anjo Aniel
  • Dia dos Símbolos Nacionais