Últimas notícias

Hoje na história

RSS
25 de Janeiro de 1994.

A NASA lança ao espaço a sonda Clementine


A sonda Clementine (oficialmente chamado de Deep Space Program Science Experiment (DSPSE)) foi uma missão não tripulada da NASA com a finalidade de testar tecnologias espaciais, de pesquisar a Lua, além de pesquisar o asteróide 1620 Geographos.

A sonda foi lançada em 25 de Janeiro de 1994, da Base Aérea de Vandenberg a bordo de um foguete Titan II modelo G.

A sonda Clementine foi um projeto elaborado entre a Ballistic Missile Defense Organization ou BMDO, chamado anteriormente de Strategic Defense Initiative Organization ou SDIO e a NASA

A sonda tinha uma massa de 424 kg. Depois de duas assistências gravitacionais, a sonda entrou em órbita lunar em 21 de Fevereiro.

Em 7 de Maio de 1994 os motores da sonda foram acionados para que a sonda pudesse mudar de órbita a fim de interceptar o asteróide Geographos, porém devido ao acionamento acidental contínuo do motor, o propelente da sonda acabou, impedindo a sonda de realizar manobras adquadas para pesquisar o asteróide.

A NASA anunciou em 5 de março de 1998 que os dados obtidos a partir da Clementine indicaram que há água suficiente nas crateras polares da lua para apoiar uma colônia humana.

Tags: NASA, espaço, Lua, água






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.02

  • Dia da Sedução
  • Dia de São Policarpo
  • Dia do Boticário
  • Dia do Rotariano (Rotary Club)
  • Dia do Surdo-mudo