Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de novembro de 1951.

A Rede CBS transmite pela televisão o primeiro episódio de “See It Now” (“Veja Agora”), produzido por Edward R. Murrow


“See It Now” (“Veja Agora”) foi um programa de televisão transmitido pela CBS na década de 1950. Foi criado por Edward R. Murrow e Fred W. Friendly, sendo apresentado por Murrow.

O show foi uma adaptação do programa de rádio “Hear It Now” (“Ouça Agora”), também produzido por Murrow e Friendly.

Seu primeiro episódio, em 18 de novembro de 1951, tornou-se a primeira transmissão televisiva ao vivo costa-a-costa, tanto na Costa Leste (a ponte Brooklyn e o Porto de Nova York) quanto na Costa Oeste (a Golden Gate Bridge e a Baía de São Francisco).

Os repórteres de ambos os lados do continente norte-americano fizeram participações ao vivo para Murrow, que estava sentado na sala de controle do “Studio 41” da CBS com o diretor Don Hewitt.

Murrow produziu uma série de episódios do show tratando da histeria da “caça às bruxas” aos comunistas. Um dos mais memoráveis episódios tratou do caso de Milo Radulovich, um tenente da Força Aérea que foi absolvido depois de ser acusado de apoiar o comunismo.

O programa foi exibido em 20 de outubro de 1953. A imagem deste homem inocente e de seu pai imigrante levou muitos observadores a questionar o impacto das táticas do Macarthismo no meio militar e dos potenciais riscos de segurança. Radulovich foi reintegrado um mês após a emissão do episódio pela CBS.

Em 9 de março de 1954, foi ao ar mais um episódio de “See It Now” (“Veja Agora”). Com o título de Uma Denúncia sobre o Senador Joseph McCarthy, este teria sido o melhor da história do programa.

Usando principalmente gravações do próprio Senador Joseph McCarthy em ação, interrogando testemunhas e fazendo discursos, Murrow e Friendly exibiram qual o principal perigo para a democracia: não os suspeitos de serem comunistas, mas as ações do próprio McCarthy.

Murrow disse no programa:

“Ninguém que conhece a história do seu país pode negar que as Comissões do Congresso são úteis. É necessário investigar antes de legislar. Mas a linha entre investigar e perseguir é muito fina um, e o senador de Wisconsin tem cometido este erro repetidamente.

A transmissão provocou dezenas de milhares de cartas, telegramas e telefonemas para a sede da CBS, sendo um escore de 15 X 1 em favor de Murrow.

Tags: Caça às Bruxas, Macarthismo, comunismo, perseguição, CBS, Radulovich, Murrow, Friendly






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 07.12

  • Dia de Santo Ambrósio
  • Dia do Pastor Evangélico
  • Dia Internacional da Aviação Civil