Últimas notícias

Hoje na história

RSS
27 de janeiro de 2008.

Morre Hadji Mohamed Suharto, presidente da Indonésia entre 1967 e 1998


Hadji Mohamed Suharto (Kemusuk, Yogyakarta, 8 de Junho de 1921 - Jacarta, 27 de janeiro de 2008) foi um general e presidente da Indonésia entre 1967 e 1998.

A 30 de Setembro de 1965, Suharto orquestrou um golpe, apoiado pela CIA, que foi acompanhado pelo massacre de comunistas e democratas indonésios e que resultou num genocídio que fez entre 500 mil e dois milhões de vítimas, perante a indiferença mundial.

Durante as três décadas em que esteve à frente dos destinos da Indonésia, Suharto construiu um governo nacional forte e centralista, forçando a estabilidade no heterogêneo arquipélago indonésio através da supressão dos dissidentes políticos e dos separatismos regionais. As suas políticas levaram a um substancial crescimento econômico do país, apesar de muitos dos ganhos no nível de vida tenham sido perdidos com a crise financeira asiática que começou em 1997 e acabou por precipitar a sua queda. Com a prosperidade econômica, Suharto enriqueceu pessoalmente, tendo criado um pequeno círculo de privilegiados através da implementação de monopólios estatais, subsídios e outros esquemas menos lícitos.

Após um período de internação que durou 23 dias o ex-ditador indonésio morre no hospital Petarmina em Jacarta depois de uma coma causada por falência múltipla dos órgãos.

Tags: Indonésia, Jacarta, Petarmina






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 17.09

  • Dia da Compreensão Mundial
  • Dia de São Narciso
  • Dia do Anjo Menadel
  • Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual