Últimas notícias

Hoje na história

RSS
04 de julho de 1803.

Compra da Luisiana: O presidente Thomas Jefferson anuncia ao povo norte-americano o 'Tratado de Compra da Louisiana' (Louisiana Purchase Treaty), chamado por alguns "a carta que comprou um continente"

O atual território dos Estados Unidos, com sobreposição do adquirido pelo Louisiana Purchase.

A Compra da Luisiana (do Inglês, "Louisiana Purchase") descreve a aquisição americana, em 1803, do território de "Louisiana" da França, por 15 milhões de dólares; um território de 2.144.476 km² (ou 529.911.680 acres); o preço saiu a menos do que três centavos do dólar por acre.

O território francês da Luisiana incluía muito mais área do que o atual estado de Luisiana. Estas terras também incluíam, parcialmente ou totalmente, as regiões dos atuais estados de Arkansas, Missouri, Iowa, Minnesota, Dacota do Norte, Dacota do Sul, Nebrasca, Novo México, Texas, Oklahoma, Kansas, Montana, Wyoming e Colorado. Este enorme território responde por 23% dos Estados Unidos da América. Em 1803, a adição do território dobrou o tamanho do território total estadunidense.


Mapa atual dos Estados Unidos. Em verde, está o território adquirido com a compra da Luisiana.

Em 30 de abril de 1803, o “Tratado de Compra da Louisiana” (Louisiana Purchase Treaty), chamado por alguns a carta que comprou um continente, foi assinado por Robert Livingston, James Monroe, e Barbé Marbois em Paris. O presidente Thomas Jefferson anunciou o tratado para o povo norte-americano em 4 de julho de 1803.

Em 1801, os franceses retomaram o controle da porção espanhola do território da Luisiana, em um acordo secreto, o Tratado de San Ildefonso. Porém, os espanhóis continuariam a administrar a Luisiana até 30 de novembro de 1803 e, até este dia, a bandeira espanhola continuou içada nas principais cidades da colônia de Luisiana, mesmo sendo esta já sob jurisdição francesa. Foi somente em 1801 que a população do território, bem como o Estados Unidos, souberam desta compra. Em 31 de outubro de 1803, os Estados Unidos compraram oficialmente o território de Luisiana. Em 30 de novembro de 1803, a bandeira espanhola foi substituída por uma bandeira francesa, e em 20 de dezembro de 1803, todo o território de Luisiana passou a controle dos EUA. A bandeira americana foi içada no mesmo dia.


Hasteamento da bandeira na Place d'Armes de Nova Orleans, marcando a transferência de Louisiana à jurisdição dos Estados Unidos, 20 de dezembro de 1803, como descrito por Thure de Thulstrup.

Em 10 de março de 1804, em Saint Louis, no Missouri, uma cerimônia formal é realizada para a transferência de posse do Território da Louisiana da França para os Estados Unidos.

Fonte: Wikipédia


Tags: Luisiana, Arkansas, Missouri, Iowa, Minnesota, Dakota, Nebraska, Novo México, Texas, Oklahoma, Kansas, Montana, Wyoming, Colorado, Estados Unidos






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 11.11

  • Dia de São Valentin
  • Dia do Armistício
  • Dia do Soldado Desconhecido
  • Dia Nacional da Polônia