Últimas notícias

Hoje na história

RSS
03 de março de 0468.

É eleito o Papa Simplício

São Simplício, 47º Papa da Igreja Católica

Papa São Simplício (em latim: Simplicius; Tivoli, século V– Roma, 10 de março de 483), foi o 47º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana que o venera como santo. Eleito em 3 de março de 468, como sucessor do Papa Hilário, faleceu a 10 de março de 483.

No oitavo ano de seu pontificado ocorreu a queda do Império Romano do Ocidente. Fazia parte do clero romano e tinha larga escala no serviço social e pastoral da Igreja. Conviveu com São Leão Magno e era amante da arte.

Enfrentou o cisma que ocasionou a fundação das igrejas da Armênia, Síria e Egito. No auge da controvérsia calcedoniana, Pedro, o Pisoeiro, um dedicado eutiquiano, foi escolhido pelos hereges como bispo de Antioquia, e o também ortodoxo oriental Pedro Mongo, como bispo de Alexandria. Simplício conseguiu convencer Acácio, patriarca de Constantinopla, a remover Pedro da sé de Antioquia, mas não teve o apoio para remover Mongo de Alexandria. Frente à miséria que se formou para a Igreja em Roma e em Constantinopla, organizou a distribuição das esmolas aos peregrinos e às novas igrejas.

Fundou as igrejas dedicadas a São Estevão Rotondo e a Santa Bibiana.

Simplício foi bispo de Roma por quinze anos, onze meses e seis dias, falecendo em 10 de março de 483; ele foi enterrado na Basílica de São Pedro.

Suas relíquias estão atualmente em Tivoli, cidade natal, Itália.

Santo de pouca tradição no Brasil, sua memória litúrgica é lembrada no dia 10 de março, dia de sua morte.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço