Últimas notícias

Hoje na história

RSS
02 de abril de 1968.

Estreia nos cinemas norte-americanos “2001: A Space Odyssey” (2001: Uma odisséia no espaço) de Stanley Kubrick

2001: Uma Odisseia no espaço

2001: A Space Odyssey (2001 - Uma Odisseia no Espaço) é um filme anglo-americano de 1968 dirigido e produzido por Stanley Kubrick, co-escrito por Kubrick e Arthur C. Clarke. O filme lida com os elementos temáticos da evolução humana, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre. É notável por seu realismo científico, efeitos visuais pioneiros, imagens ambíguas que são abertas a ponto de se aproximarem do surrealismo, som no lugar de técnicas narrativas tradicionais e o uso mínimo de diálogo.

O filme é memorável por sua trilha sonora, resultado da associação feita por Kubrick entre o movimento de satélites e os dançarinos de valsas, o que o levou a usar Danúbio Azul, de Johann Strauss II e o famoso poema sinfônico de Richard Strauss, Also sprach Zarathustra, para mostrar a evolução filosófica do Homem, teorizado no trabalho de Friedrich Nietzsche de mesmo nome.

Apesar de ter sido recebido inicialmente de forma mista, 2001: A Space Odyssey é atualmente reconhecido pela crítica e pelo público como um dos melhores filmes já feitos. Foi indicado a quatro Oscars, recebendo um por melhores efeitos visuais. Em 1991 foi considerado "culturalmente, historicamente ou esteticamente significante" pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos para ser preservado no National Film Registry.

O filme teve seu lançamento nos Estados Undios e no Reino Unido em 2 de abril de 1968. No Brasil o lançamento ocorreu no dia 29 de abril de 1968.

Fonte: Wikipédia

 


Tags: Stanley Kubrick, filme, ficção, HAL, Arthur C. Clarke, IBM¸ Jorge Luiz Calife, 2001, A Space Odyssey






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.07

  • Dia de Santa Maria Madalena
  • Dia do Anjo Imamaiah
  • Dia do Cantor Lírico