Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Terça-Feira, 11 de Março de 1990.

A Lituânia, até então uma das Repúblicas da União Soviética, declara sua independência, sendo vítima de um bloqueio econômico por parte de Moscou


A Lituânia (em lituano Lietuva) é uma das três Repúblicas Bálticas. Limita a norte com a Letônia, a leste e a sul com a Bielorrússia, a sul com a Polônia, a sul e a oeste com o enclave russo de Kaliningrado e a oeste com o Mar Báltico. Sua capital é a cidade de Vilnius, no leste do país. Outras cidades importantes são Kaunas e Klaipėda. É um dos países-membros da UE.

Após o término do período socialista, a Lituânia, liderada pelo movimento pela independência Sajúdis, anticomunista e antisoviético, proclamou a independência a 11 de Março de 1990.

Foi a primeira república soviética a fazê-lo, embora as forças soviéticas tivessem sem sucesso tentado suprimir a revolta independentista até Agosto de 1991, o que iria levar ao desmembramento da própria União Soviética. As últimas tropas russas saíram do país a 31 de Agosto de 1993 - antes mesmo que da Alemanha Oriental.



Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 24.10

  • Dia Internacional das Missões
  • Dia das Nações Unidas – ONU
  • Dia do Arcanjo Rafael

Agenda do dia - 24.10

  • 18:00 às 24:00 Bacalhoada no BOX 21 - Carlos von Koseritz, 304 - reservas (51) 3325-5121