RicardoOrlandini.net - Informa e faz pensar - Hoje na história - Roh Moo-hyun, Presidente da Coreia do Sul tem seu mandato cassado pela assembléia nacional de seu país, fato ocorrido pela primeira vez na história dessa nação

Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de Março de 2004.

Roh Moo-hyun, Presidente da Coreia do Sul tem seu mandato cassado pela assembléia nacional de seu país, fato ocorrido pela primeira vez na história dessa nação


Roh Moo-hyun (Gimhae, Gyeongsang Sul, 1 de Setembro de 1946) é um político sul-coreano. É o ex-presidente de seu país, cargo que ocupou de 25 de Fevereiro de 2003 a 24 de Fevereiro de 2008.

Em 12 de março de 2004, a Assembléia Nacional sul-coreana votou o Impeachment de Roh Moo-hyun, por campanha eleitoral ilegal e incompetência.

A votação foi de 193 a 2, mas os aliados de Roh abstiveram-se de votar.

O Partido Uri, pró-Roh, fizeram uma obstrução na tribuna por 3 dias, para evitar uma nova votação antes da manifestação da justiça.

Os poderes executivos de Roh foram suspensos foi suspensa até a decisão final do Tribunal Constitucional. Neste período o primeiro-ministro Goh Kun dirigiu o país como o Presidente em exercício.

Em 14 de maio de 2004, o Tribunal Constitucional anulou a decisão do impeachment, restaurando Roh como Presidente.


Tags: Coréia do Sul, impeachment, Goh Kun, Roh Moo-hyun






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.08

  • Dia de São Luis de Tolosa
  • Dia do Anjo Acaiah
  • Dia do Artista de Teatro
  • Dia do Fotógrafo e da Fotografia