Últimas notícias

Hoje na história

RSS
12 de março de 1507.

Morre César Bórgia, general e estadista italiano


César Bórgia, Duque de Valentinois, (Setembro de 1475 - 12 de Março de 1507), Cesare Borgia, Duca Valentino em italiano, foi um príncipe italiano da Renascença européia. Filho de Rodrigo Bórgia, futuro Papa Alexandre VI, com Vanozza Cattanei.

Como a maioria dos segundos filhos da nobreza italiana, César foi educado em seus primeiros anos para se tornar um homem da Igreja, como seu pai. Indubitavelmente seu caráter não era de um religioso. Como o pai, César foi um sensual, e suas ligações femininas são amplamente reconhecidas desde sua adolescência. Foi apontado como amante de sua irmã Lucrécia Bórgia, embora tal informação não possua grandes confirmações.

Abandona a carreira eclesiástica (para a qual tinha pouco gosto), utilizando como justificativa o assassinato do irmão João, o qual deveria substituir nos assuntos temporais (João era capitão das forças militares do papado). Feito Duque Valentino em 1498 pelo rei Luís XII da França, que queria um papa aliado, César Bórgia tornou-se modelo para o livro “O Príncipe”, de Maquiavel. Calculista e violento tentou, com o apoio do pai, constituir um principado na Romanha em 1501.

No dia 31 de dezembro de 1502, para se livrar de seus inimigos (entre eles, Oliverotto de Fermo), convidou-os para seu palácio de Senigallia, depois os aprisionou e assassinou-os. Após a morte de seu pai, foi encarcerado sucessivamente pelo Papa Júlio II e pelo rei de Castela. Escapando daquele reino, serviu como soldado no exército de Navarra (que tinha por rei o cunhado de César), e morreu aos trinta e um anos, no ano de 1507, em Viana, na Espanha.

Ao que consta, César Bórgia foi contemporâneo do escritor Nicolau Maquiavel, tendo servido de modelo para o autor em sua obra O Príncipe. No cinema, César Bórgia foi representado por Orson Welles no filme “Prince of Foxes” (O Favorito dos Borgias) de 1949.

Tags: General, estadista, Bórgia, Papa Alexandre VI, Rodrigo Bórgia, Lucrécia Bórgia, O Príncipe, Maquiavel, Orson Welles






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 05.12

  • Dia da Cruz Vermelha Brasileira
  • Dia de São Anastácio
  • Dia de São Sabas
  • Dia Internacional do Voluntário