Últimas notícias

Hoje na história

RSS
13 de Março de 1997.

As Missionárias da Caridade da Índia escolhem a Irmã Nirmala Joshi para suceder Madre Teresa de Calcutá como sua líder

Irmã Nirmala Joshi

Missionárias da Caridade (M.C.) é uma congregação religiosa católica concebida e fundada por Santa Teresa de Calcutá com o objetivo único de viver a caridade no dia-a-dia, de modo a assistir e auxiliar os mais desvalidos e mais pobres. A congregação tem cerca de 4500 membros em 133 países do globo.

História

Em meados de 1950, Madre Teresa foi autorizada pelo Papa Pio XII a iniciar uma congregação religiosa, que deveria, segundo o Vaticano, se chamar Congregação Diocesana de Calcutá. A sua principal missão seria de cuidar dos "pobres, necessitados, doentes e excluídos do meio social". A congregação foi finalmente fundada em Calcutá, cidade que acolheu Madre Teresa em sua vida religiosa, com apenas 12 membros. Com o apoio do governo indiano, Madre Teresa reformou um templo hindu e o transformou num abrigo para desabrigados e doentes. Madre Teresa também abriu um centro de tratamento de leprosos em Titagarh.

Em 1965, o Papa Paulo VI autorizou Madre Teresa a expandir o projeto em outros países. A congregação experimentou, então, rápido crescimento e Madre Teresa pôde abrir várias comunidades em todo o mundo. O primeiro país a receber as Missionárias foi a Venezuela, sendo seguida pela Itália e Tanzânia. A primeira filial na América do Norte foi aberta no Bronx, na cidade de Nova Iorque.

Em 1990, Madre Teresa e um grupo de missionárias visitaram a cidade de Leganés para avaliar as possibilidades de criar uma nova filial na Espanha. A fundadora da congregação se sensibilizou com a história de uma mulher caridosa que alimentava os pobres nas ruas da cidade. Madre Teresa tomou a história desta mulher como exemplo de amor e caridade.

Madre Teresa

Anjezë Gonxhe Bojaxhiu M.C. (Skopje, 27 de agosto de 1910 — Calcutá, 5 de setembro de 1997), conhecida como Madre Teresa de Calcutá ou Santa Teresa de Calcutá, foi uma religiosa católica de etnia albanesa, nascida em território sob Império Otomano, na capital da atual República da Macedônia, e naturalizada indiana, beatificada pela Igreja Católica em 2003. Considerada, por alguns, a missionária do século XX, fundou a congregação religiosa das Missionárias da Caridade, tornando-se conhecida ainda em vida pelo cognome de "Santa das Sarjetas".

Irmã Nirmala

O trabalho missionário de Madre Teresa continua através da irmã Nirmala Joshi, eleita no dia 13 de março de 1997 como sua sucessora. A Irmã Nirmala faleceu em 23 de junho de 2015.

Fonte: Wikipédia


Tags: Anjezë Gonxhe Bojaxhiu, Madre Teresa de Calcutá, Missionária, Nobel, caridade, Calcutá






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 25.06

  • Dia da Agricultura
  • Dia de São Máximo de Turim
  • Dia de Salomão da Bretanha
  • Dia de São Guilherme
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Cotonete
  • Dia do Imigrante
  • Dia do Quilo