Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Sexta-Feira, 13 de Março de 1954.

Guerra da Indochina: Início da batalha de Dien Bien Phu em que as tropas do Viet Minh acabam por vencer as tropas coloniais francesas

Soldados franceses capturados após a capitulação

A Batalha de Dien Bien Phu (em francês Bataille de Diên Biên Phu), travada entre o Viêt Minh e o corpo expedicionário francês no Extremo Oriente, de 13 de março a 7 de maio de 1954, foi a última batalha da Guerra da Indochina.

Após 8 semanas de duros combates as tropas do Vietnã do Norte, que numa força de cerca de 80 mil homens sofreram 7 900 mortos e 15 000 feridos, venceram as tropas da União Francesa. Dos franceses, que registaram 2293 mortos e 5193 feridos na batalha, 11721 soldados ficaram prisioneiros e a maioria não sobreviveu ao cativeiro, tendo sido repatriados apenas 3290.

Dien Bien Phu é um pequeno planalto no nordeste do Vietnã, na província de Lai Chau, no alto Tonkin, na qual se encontra a localidade de Dien Bien Phu. Encontra-se na proximidade das fronteiras da China e do Laos, em plena região tai. Diên significa uma administração, Biên um espaço fronteiriço e Phu un distrito, ou seja, em termos afrancesados, “chef lieu d'administration préfectorale frontalière” (ou aportuguesados, “sede da circunscrição administrativa fronteiriça”). Em língua tai, a povoação chama-se Muong Tanh. O local apresenta-se como uma grande planície coberta de arrozais e de campos, com a aldeia propriamente dita, e uma ribeira (a Nam Youn) que atravessa a planície. É o único sítio plano em centenas de quilômetros ao redor, inclui um antigo aeródromo construído pelos japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

Depois da sua conquista em novembro de 1953 durante a operação Castor, foi, no ano seguinte, o teatro de uma violenta batalha entre o corpo expedicionário francês, composto de tropas da Legião Estrangeira, de tropas coloniais paraquedistas, de artilheiros, de cavaleiros, de tropas aerotransportadas paraquedistas metropolitanas, regimento de engenharia, saúde, grupos de caça da força aérea. Sem esquecer as tropas de África, bem como o batalhão paraquedista vietnamita, que compõem os países membros da União Francesa, sob o comando do coronel Castries (nomeado general durante a batalha) e o essencial das tropas Viêt Minh sob as ordens do general Giáp.

Esta batalha saldou-se com a vitória do general Giap a 7 de maio de 1954 e foi a última da Guerra da Indochina, excetuando a emboscada do Grupo Móvel 100 em An Khé alguns dias antes dos Acordos de Genebra. A França abandonou a parte norte do Vietnã (o Tonkin), depois dos acordos de Genebra, assinados em Julho de 1954, que instauraram uma divisão do país ao longo do paralelo 17.

Fonte: Wikipédia


Tags: Guerra do Vietnã, Vietnã, Vietcong, Viet Minh, Guerra da Indochina, França, Batalha de Dien Bien Phu






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.08

  • Dia de Santa Helena
  • Dia do Anjo Lelahel
  • Dia do Estagiário