Últimas notícias

Hoje na história

RSS
14 de Março de 1794.

Eli Whitney recebe a patente de descascador de algodão, uma invenção que revolucionou a indústria de algodão norte-americana


Eli Whitney (Westboro, Massachusetts, 8 de dezembro de 1765 - New Haven, Connectticut, 8 de Janeiro de 1825).

Contrariando o desejo de seus pais em torná-lo advogado ou padre, Whitney optou por fazer o curso de engenharia mecânica. Formou-se pela Yale University em 1792 começando sua carreira como professor na Carolina do Sul, pois não encontrou oportunidades melhores de emprego compatíveis com sua capacidade.

Em uma viagem Whitney conheceu Catharine Greene viúva do general revolucionário americano Nathanael Greene e quando retornou à Carolina do Sul foi surpreendido com a notícia de que seu salário seria reduzido pela metade; descontente Whitney desistiu do emprego abandonando a carreira de tutor.

Sabendo do ocorrido Catherine convida-o para acompanhá-la a sua plantação de algodão e estudar direito. No tempo livre ele poderia ajudar, no que fosse possível, Phineas Miller, gerente da plantação com quem Chaterine pretendia se casar. Whitney decide aceitar a proposta e se muda para a fazenda.

O que restringia a plantação de aumentar sua produção era o fato de que a limpeza do algodão era feita manualmente e levava várias horas. Whitney, então, enxergou ai uma grande oportunidade. Se criasse uma máquina que fizesse esse trabalho mais rapidamente, além de trazer prosperidade para o sul do país que passava por dificuldades devido ao declínio da escravatura no país, traria muito dinheiro para seus bolsos.

Whitney começou então a analisar o trabalho braçal desempenhado para limpar o algodão e em poucos dias elaborou um esboço de um equipamento para assumir esse papel. A máquina consistia em uma espécie de peneira com um tambor que girava muito próximo a ela, fazendo o papel dos dedos de puxar o fio. Na superfície do cilindro existiam ganchos que capturavam o fio a partir da semente e uma escova rotativa puxava-os.

Concluída a construção do protótipo, ele demonstrou o funcionamento da máquina para alguns amigos que ficaram impressionados com a eficácia do equipamento, o qual fazia o trabalho de um dia inteiro de vários trabalhadores em apenas uma hora.

Vendo o potencial de seu protótipo, continuou aperfeiçoando-o por mais alguns meses e entrou com um pedido de patente no dia 20 de junho de 1793. Apenas em 14 de março de 1794 Whitney recebeu sua patente da descaroçadora de algodão; porém devido à impaciência dos plantadores locais de implantar a máquina em suas produções, esta foi copiada e pirateada graças à facilidade com que podia ser construída.

Tags: Algodão, descascador, descaroçadora






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 24.06

  • Dia das Empresas Gráficas
  • Dia de São João
  • Dia do Anjo Haheuiah
  • Dia do Caboclo
  • Dia do Observador Aéreo
  • Dia Internacional do Disco voador
  • Dia Internacional do Leite
  • Festa de São João Batista - Porto Alegre