Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de março de 2003.

Hu Jintao é eleito presidente da República Popular da China


Hu Jintao (Jiangyan, 21 de dezembro de 1942) é um político chinês, atual presidente de seu país e secretário-geral do Partido Comunista.

Juntou-se ao Partido Comunista da China (PCC) em 1965, depois de se ter formado em engenharia hidroelétrica na Universidade de Qinghua, em Pequim. Logo que terminou os estudos foi trabalhar para o Ministério da Conservação da Água e da Energia. Aqui trabalhou, nomeadamente, em questões relacionadas com a gigantesca barragem das Três Gargantas.

“Hu Jintao” esteve colocado em algumas das regiões mais pobres e remotas da China, tendo liderado a partir de 1968 a Juventude Comunista em Gansu, ao mesmo tempo em que trabalhava na construção de uma barragem na zona, e presidido à secção do PCC no Tibete e em Guizhou. Paralelamente foi sempre trabalhando em projetos hidroelétricos.

Em 1977 e 1978, com a chegada de “Deng Xiaoping” ao poder, Hu Jintao começou a subir na hierarquia do poder, o que o levou a abandonar as atividades em engenharia. Em 1982 é eleito membro suplente do XII Comitê Central do PCC, sendo assim, aos 39 anos, o mais jovem daquele que é o órgão mais importante do partido entre a realização de cada congresso.

No início de 1983 chegou ao Secretariado do Comitê Central da Juventude Comunista e dois anos depois passou a membro efetivo do Comitê Central do PCC. Quando esteve no Tibete, em 1989, impôs a lei marcial para responder aos protestos dos separatistas. Houve confrontos que provocaram dezenas de mortos.

Em 1992 passou a fazer parte do Politburo, grupo dos sete principais dirigentes comunistas da China, por iniciativa de Deng Xiaoping. Na época ficou responsável pela supervisão do treino ideológico dos oficiais de topo. No ano seguinte assumiu a direção da Escola Central do PCC, tida por fazer propaganda por Deng Xiaoping.

Depois de alguns anos em que esteve bastante discreto, em 15 de março de 1998 ascendeu à vice-presidência da China. Em 1999 apareceu pela primeira vez na televisão para convocar manifestações antiamericanas depois da embaixada chinesa em Belgrado, na Jugoslávia, ter sido bombardeada por engano pela Força Aérea dos Estados Unidos da América.

Em Outubro e Novembro de 2001 fez as suas primeiras visitas oficiais à Europa em Abril de 2002 aos Estados Unidos, onde reuniu com o presidente George W. Bush.

No 16.º Congresso do PCC, realizado entre 8 e 14 de novembro de 2002, ficou decidida a substituição do secretário-geral Jiang Zemin por Hu Jintao.

Na primeira sessão do “10º Congresso Nacional do Povo” da China, realizada em 15 de março de 2003, os 2.985 delegados elegeram Hu Jintao” como Presidente da República Popular da China.

Na primeira sessão do “11 º Congresso Nacional do Povo”, realizada em 15 de Março de 2008, Hu Jintao” foi reeleito como presidente e “Wen Jiabao” como Premier e “Xi Jinping” foi eleito Vice-Presidente.

Tags: China, presidente, Hu Jintao, Mao Tse-tung, Jiang Zemin, Deng Xiaoping, Xi Jinping, Wen Jiabao






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.07

  • Dia de Santa Brígida
  • Dia do Anjo Nanael
  • Dia do Guarda Rodoviário