Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de março de 1933.

Hitler, discursando em Berlim, proclama o Terceiro Reich


Alemanha Nazista ou Terceiro Reich é o nome que se dá ao período durante o qual vigorou na Alemanha o regime totalitário nazista (de 1933 a 1945), assim como no império formado pelas nações por ela conquistadas.

Sob a liderança de Adolf Hitler, o Terceiro Reich impôs o partido único (Partido Nacional Socialista Alemão dos Trabalhadores) e a ideologia do Nationalsozialismus, ou nazismus, em português, nazismo.

O nome Terceiro Reich designa o período histórico da existência da Alemanha Nazista. Vem na seqüência do Sacro Império Romano-Germânico (dito o I Reich) e do Império Alemão (1871-1918) como o II Reich. Isto foi feito para sugerir um regresso glorioso da Alemanha anterior à República de Weimar instaurada em 1919, mas que nunca foi dissolvida oficialmente pelo novo regime. O partido Nazista procurou combinar símbolos tradicionais da Alemanha com seus próprio símbolos no intuito de reforçar a idéia de unidade entre os seus ideais e a Alemanha.

Alguns dos eventos mais marcantes durante esse tempo foram: o início da Segunda Guerra Mundial; a perseguição e expulsão dos judeus e outros povos em solo germânico e nas terras conquistadas; a forte propaganda ideológica; o crescimento econômico da Alemanha; o militarismo; e a rejeição ao comunismo.

O início da Grande Depressão (1929), desemprego maciço, as humilhações do Tratado de Versalhes (1919) e o descontentamento social levaram a um grande apoio do povo alemão aos partidos socialistas. Temendo uma revolução socialista, a alta burguesia alemã, empresários e o clero, apoiaram ditaduras extremamente nacionalistas, para derrubar os socialistas.

Com o apoio do exército, Adolf Hitler foi eleito chanceler da Alemanha em janeiro de 1933, após um período de caos político e econômico, e assumiu a presidência e o poder executivo único com a morte de Paul von Hindenburg, em 1934. Quase imediatamente, arquitetou a dissolução do Reichstag (parlamento) após o incêndio de sua sede, pelo qual culpou os comunistas.

Em 14 de março de 1933, logo após o compromisso de Hitler como Chanceler de Alemanha, a bandeira da suástica foi içada ao lado das cores nacionais da Alemanha, sendo adotada como a bandeira nacional exclusiva no dia 15 de setembro de 1935.

Adolf Hitler, num discurso em Berlim no dia 15 de março de 1933, proclama o Terceiro Reich, que iria durar mil anos. O Terceiro Reich terminou em 8 de maio de 1945.

Tags: Segunda Guerra Mundial, nazismo, Hitler, Reich






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.07

  • Dia de Santa Brígida
  • Dia do Anjo Nanael
  • Dia do Guarda Rodoviário