Últimas notícias

Hoje na história

RSS
15 de março de 1820.

Como parte do Compromisso Missouri, firmado entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos da América, o Maine se torna o vigésimo terceiro Estado da União

O Capitólio estadual do Maine.

O Compromisso do Missouri, também chamado de Compromissos de 1820, foi um acordo entre grupos pró-escravatura e pró-abolicionistas nos Estados Unidos, envolvendo primariamente a regulação do trabalho escravo nos territórios do oeste.

Enquanto os estados do sul, de clima mais quente, tinham sua economia fortemente centrada na agricultura e portanto com grande número de mão-de-obra escrava, os nortistas tinham uma formação mais baseada no comércio, indústria e numa agricultura não escravocrata que, com o tempo, foi acelerando as diferenças de interesses entre ambas as regiões, também perceptível pela origem dos imigrantes que os povoaram: ao norte de maioria protestante (ingleses, alemães) e ao sul de maioria católica (latinos) e o compromisso veio a consagrar a divisão, proibindo a escravidão acima do Paralelo 36o30' Norte.

Com a expansão territorial do país no continente o estado então recém-conquistado da Califórnia fez um pedido para integrar os não-escravistas, apesar de situar-se abaixo do paralelo 36,5 N, obtendo judicialmente decisão favorável; isto levou, em 1850, à celebração do Compromisso Clay, que dava aos cidadãos de cada estado o direito de decidir como lidar com a questão escravocrata.

O presidente norte-americano James Monroe transforma em lei o acordo em 6 de março de 1820.


Os E.U.A. em 1820. O Compromisso do Missouri proibia a escravatura no território não-organizado das Great Plains (verde escuro) e permitia-a no Missouri (amarelo) e no Território do Arkansas (azul claro, a sul).

O Estado do Maine

O Maine é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região da Nova Inglaterra, no extremo nordeste do país. West Quoddy Head, o ponto mais oriental do Maine, é considerado o ponto mais oriental dos Estados Unidos, embora alguns considerem o Alasca o estado mais oriental do país, porque duas das ilhas do arquipélago dos Aleutas estão localizadas no hemisfério oriental.

Florestas cobrem aproximadamente 90% de Maine, que é conhecido como The Pine Tree State por causa de suas várias florestas que contêm grandes quantidades de pinheiros (pine tree, em inglês). O estado é um líder nacional da indústria madeireira. O Maine produz mais palitos de dentes do que qualquer outro estado norte-americano, e é o segundo maior produtor de madeira em geral do país, atrás apenas de Washington. A pesca e o turismo são outras fontes de renda importantes do estado.

Não se sabe ao certo a origem do nome Maine. Acredita-se que venha da expressão inglesa mainland, que significa "corpo de terra principal". Alguns historiadores, porém, acreditam que este nome venha da província de Maine, uma das províncias da França. Uma terceira hipótese é o uso da expressão going over to the main por parte dos habitantes que viviam em ilhas situadas ao longo do litoral do estado.

A região onde se localiza o Maine foi disputada pelos franceses e pelos britânicos desde os primórdios da história moderna do estado. Regiões do norte do Maine originalmente fizeram parte da colônia francesa de Acádia, uma das províncias coloniais da Nova França, até serem anexadas pelos britânicos em 1740. A região sul foi colonizada pelos britânicos.

O primeiro assentamento britânico no continente norte-americano foi fundado no Maine, em 1607, 13 anos antes da inauguração do primeiro assentamento britânico permanente no continente, em Plymouth, atual Massachusetts, em 1620. O assentamento fundado no Maine em 1607, porém, foi abandonado em 1608. Os colonos passaram a se instalar no Maine a partir da década de 1620. Então, o Maine fazia parte de Massachusetts. O Maine tornou-se o 23º estado norte-americano em 15 de março de 1820.

Fonte: Wikipédia


Tags: Estados Unidos, Estado, Missouri, Maine, Massachusetts, James Monroe, escravatura






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 23.03

  • Dia de São Turíbio de Mogrovejo
  • Dia Mundial da Metereologia
  • Páscoa