Últimas notícias

Hoje na história

RSS
16 de março de 2005.

Israel oficialmente entrega a cidade de Jericó para o controle da Autoridade Palestina


Jericó, localizada na Palestina, na margem oeste do rio Jordão, é uma das mais antigas cidades do mundo.

Seu nome é citado desde o Antigo Testamento da Bíblia, como a cidade das Palmeiras (Deuteronômio 34:3) e possuía muros altos e com vários metros de espessura, com pessoas morando na própria muralha.

De acordo com o Livro de Josué, Jericó representa uma das mais gloriosas vitórias dos israelitas quando conquistaram a terra de Canaã, em que receberam a ajuda divina para que as poderosas muralhas fossem derrubadas.

Embora tenha sido destruída, a região de Jericó continuou sendo habitada, embora tenha se tornado uma localidade pobre.

No Novo Testamento bíblico, na época do domínio romano, a cidade é novamente mencionada durante o ministério de Jesus, em que se tem a menção à cura de dois cegos.

Pode-se dizer que Jericó sobreviveu a vários impérios que dominaram a região da Palestina. Após os romanos e os bizantinos, a cidade foi alvo do expansionismo árabe, bem como das cruzadas. Fez parte do Império Otomano até 1917, depois esteve sob o controle do Coroa Britânica, passando para o controle Jordaniano entre 1948 e 1967 e logo foi conquistada por Israel na guerra dos seis dias.

Atualmente a Jericó é controlada pela Autoridade Palestina, depois de passar quase três décadas (1967 – 1994) sob controle israelense, sendo então a primeira cidade entregue ao controle palestino, após os acordos de Oslo (1993) no dia 16 de março de 2005.

Tags: Palestina, Jericó, Israel






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 18.08

  • Dia de Santa Helena
  • Dia do Anjo Lelahel
  • Dia do Estagiário