Últimas notícias

Hoje na história

RSS
Quarta-Feira, 17 de Março de 2007.

Morre John Backus, cientista da computação norte-americano conhecido por criar a primeira linguagem de programação de alto nível, o Fortran


John Warner Backus (Filadélfia, Pensilvânia, 31 de Dezembro de 1924 - Ashland, Oregon, 17 de Março de 2007) foi um cientista da computação dos Estados Unidos conhecido por criar a primeira linguagem de programação de alto nível - o Fortran -, a notação BNF e o conceito de programação em nível de funções.

John recebeu em 1977 o Turing Award por suas contribuições para o desenvolvimento de sistemas de programação de alto nível, principalmente por seu trabalho no Fortran e por publicações sobre métodos formais na especificação de linguagens de programação.

Backus nasceu em Filadélfia, Pensilvânia, mas cresceu em Wilmington, Delaware. Estudou na Hill School em Pottstown. Após entrar na Universidade da Virginia para estudar Química e falhar nos estudos, entrou para as forças armadas dos Estados Unidos e iniciou treinamento médico. Durante seu estágio em um hospital, foi diagnosticado com um tumor no cérebro, que foi removido com sucesso; uma placa foi instalada em sua cabeça, e ele largou o treinamento médico após nove meses e uma nova operação para substituir a placa.

Após mudar-se para Nova Iorque ele iniciou treinamento em técnica de rádio, e descobriu interesse pela Matemática. Graduou-se na Universidade de Columbia em matemática em 1949, e entrou na IBM no ano seguinte. Durante seus três primeiros anos, John trabalhou no computador SSEC; seu primeiro grande projeto foi escrever um programa de computador para calcular as posições da Lua.

As dificuldades contemporâneas em programação eram grandes, e em 1954 Backus montou uma equipe para definir e desenvolver o Fortran para o IBM 704. Apesar de não ser historicamente a primeira linguagem de programação de alto nível, o Fortran foi a primeira a ter grande uso. Durante a segunda metade da década de 1950, John serviu comitês internacionais para desenvolver o ALGOL 58 e o ALGOL 60, que tornou-se rapidamente o padrão para a publicação de algoritmos.

Posteriormente trabalhou em programação funcional. Backus aposentou-se em 1991, e faleceu em sua residência em Ashland, Oregon, em março de 2007, aos 82 anos de idade.

Tags: Linguagem computação, Fortran, IBM, ALGOL






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 18.11

  • Dia da Dedicação das basílicas de São Pedro e São Paulo
  • Dia de Santa Maudez
  • Dia de Santo Edmundo
  • Dia do Anjo Nith-haiah
  • Dia do Conselheiro Tutelar
  • Dia do Tabelião e Registrador