Últimas notícias

Hoje na história

RSS
17 de março de 1852.

O astrônomo e matemático italiano Annibale de Gasparis descobre o asteroide Psique 16

Um modelo tridimensional de 16 Psique baseado em sua curva de luz.

16 Psique é um asteroide situado na cintura de asteroides. O seu diâmetro tem mais de 200 km, e a sua massa é quase 1% de toda a massa existente na cintura de asteroides. É o de maior massa de todos os asteroides metálicos do tipo M.

Descoberta e nomeação

Psique foi descoberto por Annibale de Gasparis a 17 de março de 1852 em Nápoles e foi nomeado em honra de Psiquê, a bela mortal por quem Eros se apaixonou.

Símbolo

Para os primeiros quinze asteroides a serem descobertos foram dados símbolos pelos astrônomos como um tipo de notação de taquigrafia.

Ao 16 Psique foi dado um símbolo icônico, como foram vários outros asteroides descobertos ao longo dos anos seguintes.


O símbolo do 16 Psique, um semicírculo encimado por uma estrela.

O símbolo do 16 Psique, um semicírculo encimado por uma estrela, representa a asa de uma borboleta, símbolo da alma (psique é a palavra grega para "alma") e uma estrela.

Em 1851, o astrônomo alemão Johann Franz Encke (1791-1865) sugeriu a utilização de um número circundado e 16 Psique foi o primeiro asteroide novo a ser descoberto que foi designado usando este esquema quando o astrônomo norte-americano James Ferguson publicou suas observações em 1852.

Exploração

Nenhuma nave espacial visitou 16 Psique, mas em 2014 uma missão ao asteroide foi proposta à NASA.

Uma equipe liderada por Lindy Elkins-Tanton, diretor da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade Estadual do Arizona, apresentou um conceito para uma órbita robótica de Psique. Esta equipe argumentou que 16 Psique seria um objeto valioso para estudo porque é o único núcleo metálico descoberto até agora.

A nave espacial orbitaria a Psique por seis meses, estudando sua topografia, características superficiais, gravidade, magnetismo e outras características e se basearia na tecnologia atual, evitando custos elevados e a necessidade de desenvolver novas tecnologias. Em 30 de setembro de 2015, a missão de orbital de Psique foi uma das cinco propostas semifinalistas do Programa Discovery.

A missão foi aprovada pela NASA em 4 de janeiro de 2017 e seu lançamento deverá ocorrer em outubro de 2023, chegando ao asteroide em 2030.

Fonte: Wikipédia


Tags: Asteroide, Psiquis, espaço, Annibale de Gaspari, Psique, Eros






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.08

  • Dia da Nossa Senhora Rainha
  • Dia do Anjo Aladiah
  • Dia Internacional do Folclore