Últimas notícias

Hoje na história

RSS
18 de março de 1890.

Otto von Bismarck demite-se do cargo de Chanceler da Alemanha em virtude de crescentes divergências com o novo Kaiser, Guilherme II


Otto Leopold Eduard von Bismarck-Schönhausen (desde 1865 Graf von Bismarck-Schönhausen, desde 1871 Fürst von Bismarck-Schönhausen, e desde 1890 Herzog de Lauenburg) (Schönhausen, 1º de Abril de 1815 - Friedrichsruh, 30 de Julho de 1898), foi uma personalidade internacional de destaque do século XIX.

Quando primeiro-ministro do reino da Prússia (1862-1890), unificou a Alemanha, depois de uma série de guerras, tornando-se o primeiro chanceler (1871 - 1890) do Império Alemão. Em política externa, presidiu o Congresso de Berlim de 1878, no qual atuou como mediador entre as grandes potências.

Nesse mesmo ano, uma aliança com a Áustria-Hungria marcou uma nova etapa de conservadorismo na política de Bismarck, que se refletiu internamente através de sua política anti-socialista. Contudo, na intenção de contestar as críticas social-democratas, instituiu um sistema de previdência social - o primeiro da história contemporânea - que lhe atraiu o apoio de amplos setores operários.

Em política externa, sua atividade centrou-se na criação de um complexo sistema de alianças, destinado a conseguir o isolamento internacional da França e a realçar o papel da Alemanha. Em 1890, seu poder começou a declinar em virtude de crescentes divergências com o novo Kaiser, Guilherme II, que levaram o chanceler a demitir-se em 18 de março de 1890.

Tags: Bismark, demissão, Kaiser, Chanceler da Alemanha, previdência social






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Comemoramos hoje - 25.08

  • Dia de São José Calazans
  • Dia do Anjo Yesalel
  • Dia do Feirante
  • Dia do Soldado e do Exército Brasileiro