Últimas notícias

Hoje na história

RSS
26 de março de 0752.

Morre o Papa eleito Estêvão II, três dias após sua eleição

Brasão de armas do Vaticano

Estêvão era um sacerdote de Roma eleito Papa em 23 de março de 752, para suceder ao Papa Zacarias; contudo, morreu de apoplexia 3 dias depois, antes de ser consagrado como Papa, em 26 de março de 752. Era um cardeal presbítero, com o título de São Crisógono (o mesmo do Cardeal Frederico da Lorena, mais tarde Papa Estêvão IX), escolhido pelo Papa Zacarias em 745.

O Anuário Pontifício incluiu este Estêvão na sua lista de papas como Papa Estêvão II até o Concílio Vaticano II (1962-1965) declarar que ele não fora papa, e deu a todos os papas Estêvão que se seguiram numerações duplas para refletir essa mudança. Assim, o seu sucessor, que também se chamava Estêvão (752-757), era originalmente referido como Estêvão III, mas agora está listado como Estêvão II.

De 752 a 942, houve sete papas com o nome Estêvão. Originalmente, não era feita distinção, visto que a numeração não foi aplicada aos papas até ao século X. Eles foram nomeados Estêvão II a VIII, respectivamente, após a sua morte. O próximo papa a escolher o nome Estêvão em 1057, porém, depois de a numeração se ter tornado um costume, foi chamado Estêvão IX durante a sua vida e assinou todos os seus documentos como "Stephanus Nonus Papa".

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 10.12

  • Dia da Declaração Internacional dos Direitos Humanos
  • Dia de São Melquíades
  • Dia Internacional dos Povos Indígenas
  • Dia Universal do Palhaço