Últimas notícias

Hoje na história

RSS
21 de março de 1918.

Primeira Guerra Mundial: Início da ofensiva alemã da primavera, que duraria até 17 de julho. A “Operation Michael”, que trouxe poucos resultados positivos, finalmente selou a derrota do Império Alemão no conflito


A Ofensiva da Primavera de 1918 ou Kaiserschlacht (Batalha do Kaiser), também conhecida como Ofensiva Ludendorff, foi uma série de ataques alemães contra os Aliados ao longo da Frente Ocidental durante a Primeira Guerra Mundial, que marcaram os mais profundos avanços para ambos os lados desde 1914.

As autoridades alemãs constataram que a sua única chance de vitória seria derrotar os Aliados antes que os esmagadores recursos materiais e humanos dos Estados Unidos pudessem ser implantados na guerra. Os alemães também tinham a vantagem de quase 50 divisões liberadas após a renúncia russa (Tratado de Brest-Litovski).

Ocorreram quatro ataques alemães independentes, de codinomes Michael, Georgette, Gneisenau e Blücher-Yorck. Os ataques foram inicialmente destinados a varrer as forças aliadas para longe dos portos do canal, essenciais ao abastecimento britânico, para depois atacar os portos e outras linhas de comunicação. O processo de planejamento, no entanto, diluiu a estratégia. As operações aconteceram de 21 de março a 18 de julho de 1918.

Tags: Primeira Guerra Mundial, guerra, Michael, Georgette, Gneisenau, Blücher-Yorck






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.10

  • Dia da Ciência e Tecnologia
  • Dia de Santa Edwiges
  • Dia do Anestesiologista
  • Dia do Anjo Damabiah
  • Dia Mundial da Alimentação
  • Dia Mundial do Pão