Últimas notícias

Hoje na história

RSS
24 de março de 1944.

Segunda Guerra Mundial: num evento posteriormente dramatizado no filme “The Great Escape” (Fugindo do Inferno), 76 presos fogem do campo de prisioneiros “Stalag Luft III”

The Great Escape (Fugindo dop Inferno)

Em 1943 os nazistas decidem transferir os prisioneiros de guerra militares, que têm maior incidência em tentativas de fugas, para o mesmo campo, que foi projetado para impedir qualquer tipo de evasão. Mas isto foi um erro, pois apesar dos prisioneiros gozarem de certos privilégios, cada um era o melhor na sua especialidade e não pretendiam ficar presos até o final da guerra. Logo idealizam um audacioso plano de fuga, que previa a construção de três túneis, mas a idéia não era retirar do campo alguns prisioneiros mas sim duzentos e cinquenta.

O filme de 1963, The Great Escape (Fugindo do Inferno), realizado pela United Arts produzido e dirigido por John Sturges é baseado em um romance de Paul Brickhill, que narra a história real de uma tentativa de fuga em massa por parte de prisioneiros de guerra aliados.

Big X Bartlett (Richard Attenborough) é um soldado britânico que habilmente elabora todo o plano. Ele é auxiliado por Danny Willinski (Charles Bronson), um polonês que é especialista em fazer trincheiras. Há também dois americanos: Hendley (James Marsden), que tem talento para roubar, e Hilts (Steve McQueen), que tem um jeito rebelde, além de ter idéias próprias de como fugir e ser um recordista na tentativa de fugas. Há ainda Blythe (Donald Pleasence), um mestre na falsificação. A idéia de fazerem três túneis é que se um deles for descoberto os outros ainda servirão para a evasão. Além da fuga propriamente dita há um esquema para, após saírem do campo, chegarem até a Inglaterra ou qualquer outro país neutro.

Na noite de sexta-feira 24 março de 1944, começou a fuga. Infelizmente para os presos, a saída do túnel tinha terminado antes do local previamente planejado, já dentro de uma floresta e longe das vistas dos guardas nazistas. Apesar disso, 76 homens rastejando através do túnel conseguiram escapar. Na madrugada de 25 de março, o 77º fugitivo foi avistado e a fuga abortada.

Dos 76 homens que haviam fugido com êxito do campo de prisioneiros, apenas três conseguiram chegar a território aliado. Os restantes 73 foram todos apanhados pelas tropa alemãs, sendo que 50 deles foram executados pela Gestapo sobre as ordens de Hitler.


Tags: Segunda Guerra Mundial, fuga, The Great Escape, Fugindo do Inferno, Stalag Luft III, nazismo






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 19.11

  • Dia da Bandeira
  • Dia da Caminhada da Bandeira
  • Dia de Santa Matilde de Hackeborn
  • Dia de Santo Abdias
  • Dia do Anjo Haaiah
  • Dia do Cordelista
  • Dia Internacional do Homem
  • Dia Internacional do Xadrez
  • Dia Mundial da Prevenção a Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes