Últimas notícias

Hoje na história

RSS
23 de março de 1992.

O cosmonauta Sergei Krikalev, o “último cidadão da União Soviética”, retorna à Terra após uma permanência de dez meses à bordo da estação espacial Mir. Ele foi ao espaço como cidadão soviético e retornou como russo


A Estação Espacial Mir (em russo significa simultaneamente paz como universo) é o nome de uma famosa estação espacial soviética (e, mais tarde, Russa). Foi a primeira estação de pesquisa científica habitada permanentemente e a longo prazo no espaço. Depois de várias colaborações conjuntas tornou-se internacional, permitindo a acessibilidade a cosmonautas e astronautas de diferentes países.

A Mir foi construída a partir da junção de vários módulos, enviados separadamente para o local, de 19 de Fevereiro de 1986 a 1996. Originalmente concebida para se manter no espaço até 1991, ela continuou em funcionamento até 23 de Março de 2001 quando foi destruída ao reentrar na atmosfera terrestre.

Sergei Konstantinovich Krikalev (Leningrado, hoje São Petersburgo, 27 de agosto de 1958) é um cosmonauta russo e um dos maiores veteranos do espaço, integrante de sete missões espaciais soviéticas, russas e norte-americanas e habitante, por duas vezes, da Estação Espacial Internacional e da estação espacial russa Mir.

Tem o apelido de “último cidadão da União Soviética”, pois na virada de 1991-1992 ele passou 311 dias a bordo da Mir, enquanto a URSS se desintegrava em diversas repúblicas na Terra. Foi ao espaço como soviético e retornou russo. Ele é também o ser humano com mais tempo passado no espaço, num total de 803 dias 9 horas e 39 minutos.

Em julho de 1991, Sergei aceitou ficar na Mir como engenheiro de vôo para a próxima tripulação. Esta somente chegaria em outubro, pois o programa espacial russo entrou em crise, pois houve a redução de duas missões para uma.

O lançamento da Soyuz TM-13 foi em 2 de outubro de 1991 e Toctar Aubakirov, cosmonauta da república soviética do Cazaquistão, não tinha sido treinado para vôos de longa duração. Ele e Franz Viehbok, o primeiro astronauta austríaco, retornaram com Artsebarsky em 10 de outubro de 1991. O chefe da missão Alexander Volkov permaneceu a bordo com Krikalev. Depois da substituição de tripulação em outubro, Volkov e Krikalev continuaram a realizar experiências na Mir e retornaram à Terra em 25 de março de 1992.

Tags: Espaço, cosmonauta, Mir, estação orbital, estação espacial






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 16.09

  • Dia da Conservação e Fertilidade do Solo
  • Dia de São Cipriano
  • Dia de São Cornélio
  • Dia do Anjo Chavakiah
  • Dia Internacional da Paz
  • Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio