Últimas notícias

Hoje na história

RSS
09 de abril de 0715.

Morre o Papa Constantino

Constantino, 88º Papa da Igreja Católica

Papa Constantino (em latim: Constantinus; Síria, 664 – Roma, 9 de abril de 715), foi o 88º Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Eleito em 25 de março de 708 como sucessor do Papa Sisinio. Faleceu a 9 de abril de 715.

Com exceção do antipapa Constantino, ele foi o único papa a tomar um nome "quintessencialmente" oriental de um imperador. Durante este período, esse nome de regente também foi usado por imperadores e patriarcas.

Selecionado como um dos últimos papas do papado bizantino, o momento decisivo do pontificado de Constantino foi sua visita a Constantinopla 710/711, onde comprometeu-se com Justiniano II sobre os cânones trullanos do Concílio Quinissexto. Constantino foi o último papa a visitar Constantinopla até o Papa Paulo VI em 1967.

A primeira parte do seu pontificado foi marcada por uma fome cruel em Roma. A segunda por uma extraordinária abundância.

Era sírio e falava fluentemente o Grego. Fez uma viagem ao Oriente, onde ordenou 12 bispos. Foi bem recebido pelos membros do governo e saudado por um grande número de cristãos em todos os lugares em que se encontrava. Visitou 62 comunidades cristãs. Conseguiu impor uma certa paz entre a Igreja e o imperador.

Fonte: Wikipédia


Tags: Papa, vaticano, igreja, catolicismo, concílio, Papa Paulo VI, Justiniano II, Concílio Quinissexto, Constantinopla, papado bizantino






Opinião do internauta

Deixe sua opinião

Hoje na história relacionadas

Comemoramos hoje - 22.11

  • Dia da Cidadania e de Luta contra a Discriminação
  • Dia de Santa Cecília
  • Dia do Anjo Reyel
  • Dia do Bem-aventurado Tomás Reggio
  • Dia do Músico e da Música
  • Dia do Reciclador e da Reciclagem de Lixo